Portal IFNMG - Coordenação de Extensão realiza ação de Inclusão Digital pela passagem do centenário de Pirapora Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 28 de Maio de 2012, 22h32 | Última atualização em Segunda, 28 de Maio de 2012, 22h32

Laboratório Móvel

Para comemorar o centenário de Pirapora e com os objetivos de contribuir com a inclusão digital da comunidade piraporense, a Coordenação de Extensão, realiza a ação de inclusão digital como parte do cronograma de trabalho do Projeto de Extensão em desenvolvimento “Inclusão Digital No IFNMG: Um Espaço Para A Experimentação Didática e Disseminação Da Cultura Digital Com o Software Livre”. A meta dessa ação é auxiliar na inclusão digital e qualificação profissional das 225 pessoas que serão atendidas através das oficinas, gratuitas e com emissão de certificados, ofertadas no laboratório móvel do IFNMG, a partir de hoje (28/05) até a sexta-feira (01/06), aniversário de Pirapora.

Aula no Laboratório Móvel

A unidade móvel, uma carreta cuja parte traseira foi transformada em laboratório de informática para 30 alunos, dispõe de equipamentos modernos e de última geração, tais como: computadores com monitores de LCD, notebooks, impressora laser de grande porte, mobiliário inovador e confortável, climatização eficiente com 84.000 Btus, gerador de energia com autonomia para 24 horas ininterruptas, porta automática de acesso tipo avião, semirreboque com suspensão pneumática e, principalmente, com acessibilidade, pista tátil para deficiente visual, além de um moderno elevador plataforma para o acesso de pessoas com necessidades específicas, proporcionando, assim, excelentes condições de aprendizagem.

Laboratório Móvel

O professor Daniel Maia (Coordenador de Extensão) é o responsável pela ação e conta com o apoio da Direção Geral do IFNMG – Campus Pirapora, Polo de Inovação de Pirapora e integrantes do Projeto “Inclusão Digital No IFNMG: Um Espaço Para A Experimentação Didática e Disseminação Da Cultura Digital Com o Software Livre”. As oficinas serão ministradas pelos bolsistas do projeto e pelo Polo de Inovação de Pirapora. Ao todo, serão oferecidas 25 vagas por turma e podem participar qualquer pessoa que tenha acima de 12 anos de idade, necessitando apenas realizar a inscrição no próprio Laboratório Móvel (localizado em frente a Praça Cariris - Pirapora) nos horários de 8h às 12h, 13h30min às 17h30min e das 18h às 22h de 28/05/2012 a 31/05/2012.

Durante toda a semana, nos turnos matutino e vespertino será oferecida a Oficina 01, e no noturno, a Oficina 02, cada uma com duração de 4 horas, abarcando os seguintes conteúdos:
Oficina 01: Projeto “Inclusão Digital No IFNMG: Um Espaço Para A Experimentação Didática e Disseminação Da Cultura Digital Com o Software Livre”

• Conceito Inclusão Digital;
• Conceito de Software Livre;
• Operação básica do sistema operacional Windows;
• Operação básica do BrOffice Writer (semelhante ao Word do Microsoft Office).

Oficina 02: Capacitação TEIA.

• Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação Aplicados: Utilização de tecnologias e ferramentas de redes sociais para estímulo ao empreendedorismo e inovação.

É o IFNMG – Campus Pirapora desenvolvendo iniciativas de extensão através da  disseminação da cultura digital e capacitação da comunidade. E é assim, de mãos dadas com o desenvolvimento científico e tecnológico, com a integração digital e social, que o IFNMG parabeniza Pirapora pelo seu centenário.