Portal IFNMG - Edital de Seleção de Bolsistas para o Projeto de Inclusão Digital no IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Edital de Seleção de Bolsistas para o Projeto de Inclusão Digital no IFNMG

Publicado: Terça, 02 de Agosto de 2011, 07h52 | Última atualização em Terça, 02 de Agosto de 2011, 07h52

A Coordenadoria de Pesquisa e Inovação, por meio da Coordenação do Projeto “Inclusão Digital no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Pirapora”, no uso de suas atribuições legais, comunica aos interessados a abertura das inscrições para o processo de seleção com vistas ao preenchimento de 2 (duas) vagas para bolsistas do projeto: “Inclusão Digital no IFNMG: um espaço para a experimentação didática e disseminação da Cultura Digital com o software livre”, através do presente edital.

1. DOS OBJETIVOS

O principal objetivo do projeto, o qual está inserido na Linha Temática: Educação, Cultura Digital e Juventude (Cultura Digital e processos de aprendizagem), é pesquisar e sistematizar as práticas pedagógicas e metodologias que envolvem o ensino com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação e a Cultura Digital, utilizando como inspiração as metodologias já desenvolvidas pelos núcleos do Plug Minas e por outros projetos correlatos, no intuito de identificar os componentes da cultura digital e sua relação com o processo de aprendizagem.

Pretende-se investigar as necessidades, dificuldades e facilidades que interferem no uso das tecnologias no campo escolar, especificamente o uso dos softwares livres. Para isso, visa-se à criação de um laboratório de experimentação didática, onde os dados coletados serão analisados, buscando-se estabelecer comparações qualitativas quanto ao uso destas tecnologias. Nesse laboratório acontecerão cursos de capacitação para os docentes do IFNMG Campus Pirapora e também a disseminação da cultura digital na comunidade local, por meio de cursos baseados em softwares livres.

2. DA CONCESSÃO DE BENEFÍCIOS (BOLSAS)

2.1 Serão ofertadas 2 (duas) vagas de bolsistas para participação no projeto;
2.2 Cada bolsista selecionado receberá uma Bolsa mensal no valor de R$ 360,00 (trezentos e sessenta reais).

Mais informações no edital.