Portal IFNMG - Campus Montes Claros realiza 1º Bate-Papo com o Mercado Ir direto para menu de acessibilidade.

Campus Montes Claros realiza 1º Bate-Papo com o Mercado

Publicado: Segunda, 28 de Fevereiro de 2011, 17h31 | Última atualização em Quinta, 03 de Março de 2011, 08h38

1º Bate-Papo com o Mercado

Aconteceu entre os dias 21 e 25 de fevereiro de 2011 o primeiro evento do ano realizado pelo Campus Montes Claros do IFNMG. O “1º Bate-Papo com o Mercado” foi uma iniciativa dos professores de computação do Campus, e contou com a parceria da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que cedeu o espaço para a realização de palestras.

Durante os três primeiros dias, houve a realização de minicursos para os alunos do curso técnico em informática, com temática relacionada à tecnologias web.

Na quinta-feira (24), ocorreu a abertura oficial do evento, às 19h, no auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) da Unimontes. Num ambiente que contou com a presença de alunos de todas as instituições de ensino superior com cursos de computação em Montes Claros – IFNMG, Unimontes, Facomp, Facit, Pitágoras e Santo Agostinho – a abertura do evento contou com a presença de lideranças das duas instituições parceiras. Representando o IFNMG, compareceram os pró-reitores Prof. Kléber Carvalho dos Santos (Administração – Reitor Substituto), Profa. Ana Alves Neta (Ensino), Prof. Charles Bernardo Buteri (Pesquisa e Inovação) e Prof. Alisson Magalhães Castro (Desenvolvimento Institucional); além dos diretores Prof. José Ricardo Martins da Silva (Direção-Geral do Campus Montes Claros), Profa. Mirian Rejane Magalhães Mendes (Ensino) e Prof. Nelson Licínio Campos de Oliveira (Administrativo). Do lado da Unimontes, esteve presente o Reitor Prof. João dos Reis Canela.

Abrindo os trabalhos, o Prof. Júlio César Guedes Antunes declarou: “o Campus Montes Claros se propõe a diminuir as distâncias existentes entre nossos estudantes e as empresas de desenvolvimento de software, que atuam num mercado que movimenta mais de 25 bilhões de reais anualmente”, ressaltando a importância da troca de contatos entre escola e empresa.

“O IFNMG é uma instituição das mais sérias e gabaritadas. Será parceira da Unimontes em todas as ações que tenham como principal escopo o desenvolvimento regional”, destacou o Prof. João Canela. Por sua vez, o Prof. José Ricardo enfatizou para os participantes a necessidade de dedicarem-se aos estudos: “de nada adianta um diploma sem conhecimento para se enfrentar o mercado de trabalho”.

O palestrante da primeira noite foi o Prof. Rodrigo Barbosa de Queiroz, sócio da Mobili-TI, empresa que atua em Montes Claros, mas cuja carteira de clientes se encontra no estado do Rio de Janeiro. Rodrigo destacou o desenvolvimento de novas tecnologias e ferramentas para a web, além de relatar o processo de contratação e treinamento de sua empresa.

Já na sexta-feira (25), a noite foi do palestrante André Luis de Lima e Silva, sócio da Inovesys, também sediada em Montes Claros, e que trabalha com clientes em Brasília-DF. A fala girou em torno do perfil desejado para o profissional de desenvolvimento de software: “a pessoa tem que ser estudiosa, criativa e autodidata. E acima de tudo, tem que ter um sonho”, destacou André.

O balanço final do evento foi bastante positivo, com a geração de discussões ao fim de cada palestra. “O evento esclareceu dúvidas que eu tinha sobre o mercado, e abriu meus olhos para os desafios que existem. É necessário se empenhar e correr atrás”, declarou Adriane de Fátima Ferreira Alves, aluna do curso técnico de informática do IFNMG.

(Fotos: Cleis Rebouças, Mayton Mendonça, Alex Sezko)