Portal IFNMG - Professores do IFNMG – Campus Montes Claros participam da I Jornada Pedagógica da Unidade Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Professores do IFNMG – Campus Montes Claros participam da I Jornada Pedagógica da Unidade

Publicado: Sexta, 18 de Fevereiro de 2011, 08h25 | Última atualização em Sexta, 18 de Fevereiro de 2011, 09h10

 

Na última terça-feira (01/02), os docentes do IFNMG – Campus Montes Claros iniciaram as atividades do semestre letivo participando da I Jornada Pedagógica do Campus.

 

Na abertura, a Diretora de Ensino, Professora Mírian Rejane Magalhães Mendes, reafirmou o cuidado e o compromisso da Instituição com todos os envolvidos no processo educativo. A seguir, contextualizou a implementação do Campus, fez o balanço do ano anterior e socializou a aquisição dos novos materiais e equipamentos adquiridos.


Após agradecer a toda equipe, composta pelos docentes e servidores técnico-administrativos ligados ao ensino, passou a condução das atividades para a Coordenadora de Ensino, Professora Gilda Maria Rodrigues Fonseca, que propôs uma reflexão sobre as metas da unidade e os passos que precisam ser dados durante o ano para atingi-las.


O fio condutor do encontro foi uma palestra, em vídeo, do Filósofo e Teólogo Leonardo Boff, com o tema “Educação, Culturas e Integração”, na qual ele trata de valores fundamentais ligados diretamente à vida, ressaltando o sentido da corresponsabilidade: saber os efeitos de nossos atos. O palestrante faz uma análise de algumas questões que vão incidir sobre a Educação, as Profissões e as Culturas, como as novas formas de produção e o desenvolvimento de uma consciência planetária. A seguir, apresenta alguns desafios para a Educação, afirmando que: “o primeiro não é apenas trocar de paradigmas, é ir além. Devemos ter um novo começo, criar uma nova mente, um novo coração. TEMOS QUE REDEFINIR UMA MANEIRA DIFERENTE DE COMO HABITAR NOSSO PLANETA”. Boff aponta que é necessário cultivar valores como a responsabilidade coletiva, a solidariedade, o cuidado com o outro, com o meio e com si próprio.


Durante a Jornada, a Equipe Pedagógica e os docentes se dedicaram ao planejamento das ações propostas no Plano de Ação para 2011, como eventos, Semana da Ciência e Tecnologia, readequação dos Projetos Pedagógicos existentes e construção dos novos, organização das reuniões por área.


O fechamento do evento aconteceu na sexta-feira, com a presença da Pró-Reitora de Ensino, Professora Ana Alves Neta e da Diretora de Ensino do IFNMG, Professora Maria Aparecida Colares Mendes. Pela manhã, foram abordadas as perspectivas e ações a serem desenvolvidas pelo ensino em 2011. À tarde, atendendo uma demanda de formação continuada apontada pelos professores, a Professora Maria Aparecida Colares proferiu uma palestra cujo tema foi “Construção de Projetos para Cursos Técnicos”.

 

Para a Diretora de Ensino do Campus, o evento foi um momento de reflexão sobre a prática pedagógica e as ações já desenvolvidas e possibilitou avaliarmos nossas fragilidades e avanços, visando reorientar o processo educativo: “Durante essa semana houve momentos de planejamento; momentos de articulação das experiências vivenciadas com a reflexão teórica, importantes na (re)significação e (re)direcionamento das nossas práticas docentes; momentos de consensos e dissensos; de ouvir o outro, argumentar e compartilhar”.

 

Na avaliação final, os participantes manifestaram sua satisfação em relação à forma de condução das atividades e reflexões realizadas, confirmando a importância desse momento para a construção coletiva de uma escola que é a nossa, que tem a nossa cara, o nosso jeito, as nossas concepções. Enfim, a Jornada Pedagógica faz parte do processo de consolidação da identidade da nossa Instituição.

 

Confira as fotos do evento na nossa galeria.

Fim do conteúdo da página