Portal IFNMG - Cantigas e histórias no São Francisco - Cidadania pela arte Ir direto para menu de acessibilidade.

Cantigas e histórias no São Francisco - Cidadania pela arte

Publicado: Segunda, 10 de Dezembro de 2012, 15h37 | Última atualização em Segunda, 10 de Dezembro de 2012, 15h37

marli-carlos-josie
Professora Marli Fróes, Carlos Farias e Josie Silva

O IFNMG Campus Januária recebeu o psicólogo, músico e folclorista Carlos Farias, no dia 28/11/12, que apresentou o projeto “Cantigas e histórias no São Francisco – cidadania pela arte”. O projeto foi selecionado e aprovado pela Funarte/Ministério da Cultura e atendeu quatro escolas na região, incluindo o nosso campus, que foi agraciado com um rico e festivo momento de interação cultural com alunos, artistas locais e esse artista que se destaca no cenário cultural brasileiro, especialmente com a divulgação da cultura popular e com o coral das Lavadeiras de Almera, trabalho de repercussão internacional.

O evento foi conduzido pela professora Marli Fróes e pela Pedagoga Josie Silva. Os alunos cantaram, recitaram poemas, apresentaram peça teatral e tiveram oportunidade de ampliar conhecimento sobre a cultura popular, através dos ricos depoimentos de Carlos Farias, que a cada canção intercalava seus esclarecimentos sobre a cultura indígena e negra e ainda promovia reflexões importantes sobre a preservação ambiental, enfim foi uma aula de cultura e cidadania.

alunos-durante-o-evento
Alunos prestigiando o evento

O cantor teve como convidados a professora e poeta Marli Fróes, as alunas Izabela Cristina (1ª. Agro), Luiane Magalhães (3º Agro); Débora Gonçalves (2º B-Agro), Dardiê Mendes (3º agro), dentre outros alunos que abrilhantaram o evento. Como convidados locais, tivemos a apresentação do Sr. Carlúcio (poeta e contador de causos de Januária) e o grupo Temerosos, que tem à frente como coordenador, o poeta João Damasceno (Januária).

Na avaliação da professora Marli Fróes o evento foi bastante prestigiado pelos alunos e cumpriu bem o propósito, uma vez que os alunos sentiram-se estimulados a dividirem o palco com o artista Carlos Farias, em um exercício de espontaneidade e criatividade dignas de elogio. Sem dúvidas foi um momento memorável.

Com informações da professora Marli Fróes