Portal IFNMG - Curso Técnico em Enfermagem realiza apresentação teatral Ir direto para menu de acessibilidade.

Curso Técnico em Enfermagem realiza apresentação teatral

Publicado: Quarta, 24 de Outubro de 2012, 14h33 | Última atualização em Terça, 30 de Outubro de 2012, 08h23

DSC00609
Platéia de alunos do 1º módulo prestigiam a peça

No dia 04 de outubro de 2012 alunos do 3º módulo do Curso Técnico em Enfermagem realizaram apresentação teatral com o tema Humanização na Assistência à Saúde.

Tendo como público os colegas do 1º módulo, a apresentação envolvia o contraste entre aspectos humanizados e não-humanizados da assistência no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). A primeira encenação demonstrava um atendimento desumano, desrespeitoso e ineficaz por parte dos profissionais de saúde aos usuários que procuravam o estabelecimento.

Em seguida, o segundo grupo apresentou as possibilidades e desafios de uma assistência humanizada, baseada nos princípios de comunicação, afetividade, solidariedade e empatia ao atender uma série de clientes com diferentes queixas.

O tema 'humanização da assistência' é debatido cotidianamente em sala de aula e nos campos de estágio entre professores e alunos do curso técnico em enfermagem, visto que é dever das instituições formadoras lutar por um SUS mais humano, construído com a participação democrática e comprometido com a qualidade dos serviços e com a saúde integral para todos.

DSC00601
Representação de uma "equipe de saúde" negligenciando o atendimento a uma paciente com parada cardiorrespiratória

DSC00592
Alunos do 1º grupo encenam atendimento desumano e desrespeitoso a uma gestante no Hospital

DSC00617
Alunos do 2º grupo protagonizam um assistência humanizada,  traçando um contraste com a encenação do 1º grupo

Parabéns à equipe de professores e alunos por tão importante iniciativa!

Com informações da professora Luara Cristiane Dourado Neves