Portal IFNMG - Participação de Professores do Campus Januária em eventos extrainstitucionais, durante o mês de maio Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 25 de Junho de 2012, 20h18 | Última atualização em Segunda, 25 de Junho de 2012, 20h20

Prof. André Aristóteles na 1ª Consocial

Participação do Prof. André Aristóteles na 1ª Consocial

O professor André Aristóteles (Administração) participou do VI Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social (ENAPEGS) promovido pela PUC-SP e Rede de Pesquisadores em Gestão Social (RGS), no período de 21 a 23 de maio 2012, em cujo evento apresentou o artigo "Banco de Dados Social: tecnologia e gestão social nos/dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) cujo trabalho teve como autores, André Aristóteles (Prof. de Administração); Hélder Seixas Lima (Prof. da Informática) e Maiko Thadeu (aluno de TADS).

Na oportunidade, foi acordada uma cooperação técnica para que o IFNMG Campus Januária, através do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Administração Pública e Gestão Social (NUAPEGS), do qual os professores André e Hélder são líderes, para participar de uma pesquisa em âmbito nacional sobre formação em Gestão Social com a Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e outras quatro instituições. Essa cooperação técnica ainda terá que passar pelos órgãos dessas instituições para homologação.

Ainda no mês de maio, o professor André Aristóteles participou também da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social na Gestão Pública – CONSOCIAL, realizado durante os dias 19 e 20 do referido mês, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília-DF.

A sua participação no evento foi na condição de observador, tendo como objetivo absorver informações e conhecimentos para disseminar junto aos alunos, especialmente os da disciplina de administração pública.

Segundo o professor André, na oportunidade foi adquirido muito material impresso que servirá para subsidiar aulas, projetos de pesquisa e extensão na instituição. Ainda segundo o professor, o evento sinalizou uma nova etapa da administração pública brasileira que é estar alinhada aos princípios da participação popular, transparência e controle social, pois o ponto alto do evento foi a comemoração da entrada em vigor da Lei de Acesso à Informação (Lei No 12.527, de 18 de novembro de 2011). A Lei 12.527 representa uma mudança de paradigma em matéria de transparência pública, pois estabelece que o acesso é a regra e o sigilo, a exceção.

Alunos e professores em visita à Câmara dos Deputados

Ainda, o Professor André juntamente com o Prof. Jelson, também do curso de administração, levaram alunos do curso de administração para visitar o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto no dia 18 de maio. A visita foi uma programação da disciplina Administração Pública, oferecida no 7º período noturno do curso.

Alunos e professores em visita ao Supremo Tribunal Federal

Assessoria de Comunicação Social/IFNMG Campus Januária