Portal IFNMG - Acadêmicos do curso de Agronomia vivenciaram na prática o conhecimento adquirido em sala de aula por meio de visitas técnicas Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sábado, 16 de Junho de 2012, 10h27 | Última atualização em Sábado, 16 de Junho de 2012, 10h28

Acadêmicos e professores do Campus Januária sendo recepcionados por representantes do grupo Sekita

Acadêmicos e professores do IFNMG Campus Januária sendo recepcionados por representantes do grupo Sekita

Durante dois dias de visita técnica, na última semana do mês de maio, os acadêmicos do curso de Agronomia do IFNMG Campus Januária visitaram três cidades produtoras de culturas olerícolas e grandes culturas da Região do Alto Paranaíba (São Gotardo, Rio Paranaíba e Presidente Olegário).

No primeiro dia de visita, pela manhã, os estudantes conheceram uma das principais empresas do ramo de produção de hortaliças do Brasil, o Grupo Sekita Agronegócios, localizada na cidade de São Gotardo/MG. Atualmente o Grupo Sekita Agronegócios trabalha com cultivo de Cenoura, Alho, Milho, Soja, Trigo e Pecuária de Leite. As culturas estão plantadas numa área de mais de 2.000 há, irrigada por pivô central. Os alunos do Campus Januária foram acompanhados pelos Professores Drs. Ivan Carreiro (IFNMG), Marcelo Morais (IFNMG) e Leonardo Aquino (UFV) e recepcionados pelos Eng. Agrônomos Eduardo Sekita e Denis Kanayama. Durante a visita os alunos puderam conhecer o sistema de cultivo da cenoura e alho, com informações agronômicas sobre essas culturas como produção de alho semente, vernalização, plantio, manejo de adubação, doenças, pragas e irrigação, custo de produção, tratos culturais, colheita, processamento e venda.

No mesmo dia, na parte da tarde, os participantes puderam visitar outra fazenda, situada no município de Rio Paranaíba/MG, onde professores da UFV estão realizando algumas pesquisas. Nessa propriedade, os acadêmicos conheceram mais duas culturas oleráceas importantes no cenário nacional: a cebola e a batata, além de culturas tradicionais como milho, trigo e café. Além de todos os aspectos inerentes a cada cultura no campo, foi apresentado também todo processamento da batata, ou seja, colheita, escovação, lavagem, secagem, esterilização, seleção, ensacamento e venda.

Acadêmicos do IFNMG Campus Januária visitam o Grupo Sekita Agronegócios

Para finalizar, no segundo dia, a visita foi a das quatro fazendas do grupo Farroupilha, a fazenda Farroupilha 1, localizada no município de Presidente Olegário/MG. O grupo farroupilha é especializado em pesquisa e desenvolvimento de biodefensivos, produção, industrialização e comercialização de produtos agrícolas como milho, algodão, soja, café, feijão, trigo e pecuária. No total, o grupo tem mais de 20.000 ha plantados com estas culturas. Na unidade que visitamos fomos recebidos pelo gerente da fazenda Ronaldo, onde os alunos puderam conhecer mais sobre a cultura de algodão, já que a cultura encontrava-se em diversas fases de desenvolvimento. Na oportunidade, os acadêmicos puderam conhecer muitos aspectos interessantes de cultivo do algodoeiro como: plantio de variedades transgênicas e convencionais, cultivo irrigado e sequeiro, manejo de fertilidade, manejo integrado de pragas, doenças e plantas daninhas, uso de reguladores de crescimento, desfolhantes, dessecantes, maturadores, colheita mecanizada e processamento dos produtos e subprodutos.

A viagem técnica foi muito edificante para os nossos acadêmicos e deu oportunidade a eles de conhecer grandes fazendas e o uso de tecnologias modernas na agricultura, essencial na sua formação profissional.

Assessoria de Comunicação Social/IFNMG Campus Januária, com informações enviadas por professores envolvidos no evento