Portal IFNMG - Cursos Superiores do Campus Januária garantem ao IFNMG o primeiro lugar entre os Institutos Federais de Minas Gerais Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 22 de Novembro de 2011, 15h59 | Última atualização em Terça, 22 de Novembro de 2011, 16h04

Foto do acervo do IFNMG Campus Januária

Foram divulgados na última quinta-feira, 17, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), os indicadores de qualidade de cursos e instituições de educação superior, cujos números apontam o IFNMG como o 5º colocado, entre os 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e o 1º de Minas Gerais, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC), que mede a qualidade de instituições de educação superior, considerando os cursos de graduação.

Esse resultado se deve aos cursos superiores do IFNMG Campus Januária no triênio 2008 a 2010, sendo os cursos avaliados no período: Licenciatura em Matemática e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, em 2008; Tecnologia em Gestão Comercial e Bacharelado em Administração, em 2009; e Bacharelado em Agronomia, em 2010.

Conforme o IGC 2010, numa escala que varia de 1 a 5, o IFNMG obteve conceito 4. Na classificação geral, que considera 2.176 instituições de ensino – entre faculdades, centros universitários e universidades – públicas e privadas de todo o país, o IFNMG obteve a 107ª colocação.

O Índice Geral de Cursos (IGC) é uma das medidas usadas pelo Inep para avaliar as instituições de educação superior. O IGC é um indicador expresso em conceitos, com pontuação variável de um a cinco pontos. Uma instituição que obtenha de três a cinco atende de forma satisfatória: abaixo de dois a atuação é insatisfatória. O IGC de uma instituição é resultado da média ponderada do Conceito Preliminar de Curso (CPC) indicador de avaliação de cursos de graduação e obedece a um ciclo de três anos, em combinação com o resultado do Enade, que mede o desempenho dos estudantes.

A avaliação é baseada na análise das condições de ensino, em especial relativas ao corpo docente, às instalações físicas, ao projeto pedagógico e aos resultados dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Assessoria de Comunicação Social/IFNMG Campus Januária, com informações do site do Inep.

Mais informações http://portal.inep.gov.br/