Portal IFNMG - 50 anos: IFNMG Campus Januária Ir direto para menu de acessibilidade.

50 anos: IFNMG Campus Januária

Publicado: Quinta, 27 de Janeiro de 2011, 15h52 | Última atualização em Quarta, 09 de Fevereiro de 2011, 11h14

O Instituto Federal Campus Januária foi fundado em dezembro de 1960, como Escola Agrotécnica de Januária, enquanto a nossa cidade festejava o seu Centenário, o município de Januária , fora merecidamente presenteado com uma Instituição, já na sua origem com vocação profissional, idealizada pelo ilustre Cel. Manoel José de Almeida, humanista que tinha como propósito inicial, acolher o menor carente, ou abandonado pelos pais, ou a própria sorte, um grande legado do seu criador, para a região.

Mediante mudanças de ordem legal, o Instituto Federal - Campus Januária, alcançando meio século de história, passou por várias alterações de nomenclaturas. Inicialmente denominado Escola Agrotécnica de Januária, transformou-se em Colégio Agrícola de Januária e depois Escola Agrotécnica Federal de Januária, e posteriormente, Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica - Cefet Januária, assim subscrito até o advento da lei 11.892, de dezembro de 2008 que criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia em todo o Brasil, transformando os antigos Cefets em Institutos Federais, sendo o então Cefet Januária transformado no atual Instituto Federal - Campus Januária, que figura entre os sete campi do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais.

O Instituto Federal Campus Januária no apogeu dos seus 50 anos de história de sucesso na Educação Profissional e Tecnológica parabeniza o município de Januária pelos seus 150 anos, contribuindo, significativamente, com uma Educação de Excelência para a região Norte Mineira.