Portal IFNMG - Empreendedorismo no Ensino Médio Ir direto para menu de acessibilidade.

Empreendedorismo no Ensino Médio

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 20h53 | Última atualização em Segunda, 18 de Abril de 2011, 14h57

Estagiária do Sebrae fala sobre empreendedorimso
em aula no IFNMG – Campus Almenara. Foto: Rafael Gonçalves.

Desde o início do 1º semestre de 2011 é oferecida aos alunos do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, a disciplina Empreendedorismo e Projetos Práticos, que compõe a matriz curricular para a formação profissional.

O objetivo da disciplina é ensinar um conjunto de competências para que esses jovens sejam despertados para a inovação e criação de novos negócios a partir da identificação de oportunidades locais, e da elaboração de planos de negócios que indiquem viabilidade e segurança em suas ações.

Na última segunda-feira (11/04), o professor Rafael Gonçalves promoveu o primeiro encontro oficial dos alunos do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio com o SEBRAE durante sua aula.

O SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, é a principal organização de apoio ao empreendedorismo no Brasil, e realiza diversos projetos que alcançam todas as regiões do país. Em Almenara, o escritório do SEBRAE Minas, é conduzido pelo Analista Técnico I, Oswaldo Rezende, e pela estagiária Diene Dutra.

Na oportunidade do encontro com os alunos do IFNMG, a estagiária Diene Dutra apresentou o SEBRAE Minas, suas finalidades, a área de abrangência, e as ações de apoio ao empreendedorismo, desenvolvidas principalmente na Micro-Região de Almenara.

Mais do que falar sobre o SEBRAE, a representante da organização em Almenara, levou aos alunos uma mensagem de incentivo ao empreendedorismo jovem, e destacou a importância da criatividade e do comportamento empreendedor para o desenvolvimento da economia regional a partir da criação de novos negócios.

Um fato marcante foi que a maioria dos alunos desconhecia a presença do SEBRAE em Almenara, o que demonstrou a importância desse primeiro contato. Até o final do último ano do curso, os alunos deverão ampliar suas relações com o SEBRAE, pois está prevista entre as atividades de formação profissional, a criação de um Plano de Negócios voltado para um empreendimento/negócio no setor de informática e tecnologia.

Disseminar e incentivar o Empreendedorismo são uma das finalidades do IFNMG, com o objetivo de desenvolver os arranjos produtivos locais e contribuir para o desenvolvimento econômico e social das regiões onde esteja inserido.

Mais informações sobre o trabalho do SEBRAE Minas no site: www.sebraemg.com.br

Fonte: Assessoria de Comunicação e Eventos – IFNMG/Campus Almenara.