Portal IFNMG - Mãe responsável, bebê saudável Ir direto para menu de acessibilidade.

Mãe responsável, bebê saudável

Publicado: Sexta, 12 de Agosto de 2011, 10h57 | Última atualização em Sexta, 12 de Agosto de 2011, 10h57

Mãe responsável

Alunos do Curso Técnico em Enfermagem do IFNMG – Campus Almenara
orientam mães e gestantes sobre hábitos saudáveis.

O campus Almenara realizou um trabalho de palestras e orientações às gestantes e puérperas nos seguintes municípios que fazem parte de sua área de atuação: Joaíma, Rubim, Bandeira, Jacinto e seu distrito Avaí. Trata-se de um projeto de extensão idealizado pela professora Daniela Souza Santos de Sá. As atividades foram desenvolvidas em conjunto por alunos do curso técnico de enfermagem, afim de desenvolver ações educativas, possibilitar aos estudantes ampliar a visão sobre gestação e puerpério e conhecer a realidade das comunidades.

Este projeto propiciou ao público alvo um momento de promoção e prevenção à saúde, bem como o conhecimento adequado sobre gestação, parto, puerpério e cuidados com o recém-nascido, além de proporcionar aos discentes oportunidades de desenvolver na prática o que se aprende na teoria, possibilitando uma melhora no ensino-aprendizagem.

Participaram das atividades 30 alunos, divididos em dez grupos de três, do curso técnico em enfermagem turma 2010, como exigência parcial da disciplina de saúde da mulher. Cada grupo atuou em uma localidade, em dias, locais e horários previamente combinados com agentes comunitários. As palestras foram realizadas pelos discentes, sob a orientação da coordenadora do projeto, a professora Daniela Sá.

A gravidez e o puerpério são influenciados por múltiplos fatores, desde os de natureza biológica até as características sociais e econômicas, além do acesso e qualidade técnica dos serviços disponíveis à população. Nesta perspectiva, o projeto “Mãe responsável, bebê saudável”, propôs qualificar e humanizar os serviços relacionados à saúde, o aprendizado e a troca de saberes entre os envolvidos. Buscou através de grupos operativos e realização de palestras utilizar práticas educativas no intuito de fortalecer o conhecimento do usuário. Assim, foi possível demonstrar ao público-alvo que a saúde não é só um resultado de práticas individuais, mas também um reflexo das condições de vida em geral.

As atividades foram realizadas no período de 10 a 31 de maio de 2011 nos postos de saúde de cada localidade, onde foram atendidas 50 gestantes e puérperas. Os resultados obtidos foram relevantes na medida em que as gestantes e puérperas participantes envolveram-se nas atividades, questionando, exemplificando situações diárias e apresentando soluções. Assim, todos os discentes estiveram engajados em desenvolver o projeto. Neste sentido, a resposta mais significativa obtida nas ações é a integração entre público-alvo e discentes.

A realização do projeto “Mãe responsável, bebê saudável”, alcançou as metas que foram propostas. Houve uma melhora na desenvoltura dos alunos, como nas atitudes das gestantes que foram orientadas. Visto que elas conseguiram desenvolver uma grande capacidade de colaboração e compreensão durante o período gestacional e pós-parto, sentindo-se mais confiantes e seguras durante estas fases.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Eventos – IFNMG/Campus Almenara.