Portal IFNMG - Acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas realiza pesquisa sobre o novo Coronavírus em parceria com a UFVJM em Diamantina. Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 02 de Março de 2021, 15h09 | Última atualização em Sexta, 05 de Março de 2021, 12h49

Academico do Curso de Biologia Parceria UFVJM 01

Foto 1 – Equipe do projeto durante coleta de amostras de esgoto em Grão Mogol – MG

A aluna Gabriele Barbosa Penha, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFNMG campus Salinas, estagiou durante a semana de 22 a 27/2 no laboratório de Laboratório de Doenças Infecciosas eParasitáriasda UFVJM campus Diamantina para realização de experimentos de detecção do novo coronavírus (SARS-CoV-2) em amostras de água e esgoto da bacia do Rio Jequitinhonha.

A parceria faz parte do projeto aprovado na “Chamada MCTIC/CNPq/FNDCT/MS/SCTIE/Decit Nº 07/2020” que visa monitorar a presença do vírus em águas de superfície e na ictiofauna da bacia.

Durante o estágio no laboratório coordenado pelo professor Danilo Bretas de Oliveira, a aluna aprendeu as técnicas de biologia molecular utilizadas no diagnóstico do SARS-CoV-2 e realizou experimentos de padronização das técnicas de filtração e testagem das amostras coletadas em oito cidades do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha, entre outubro de 2020 e fevereiro de 2021. “A experiência foi muito interessante do ponto de vista científico, pois pude conhecer equipamentos, métodos e técnicas que não dispúnhamos em Salinas. Além disso, adorei conhecer a universidade e a parte histórica de Diamantina”, ressalta Gabriele.

Segundo o professor Filipe Vieira Santos de Abreu, coordenador do projeto, a iniciativa aproxima as duas instituições e reforça as colaborações científicas estabelecidas, além de propiciar aos alunos envolvidos uma vivência importantíssima para a formação. “Todos os entes se beneficiarão da parceria, principalmente as comunidades amostradas, que terão um panorama mensal da circulação do Novo Coronavírus”.

Academico do Curso de Biologia Parceria UFVJM 02

Foto 2 – A aluna Gabriele Barbosa durante a realização dos testes na UFVJM, sob a supervisão do Vinícius Ottone.