Portal IFNMG - Trabalhadores do IFNMG realizam testagem em massa contra o novo Coronavírus. Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Terça, 02 de Março de 2021, 15h00 | Última atualização em Terça, 02 de Março de 2021, 15h00

Teste de Covid 01

Foto 1: Equipe responsável pela coleta das amostras

Entre os dias 10 e 24 de fevereiro, os trabalhadores do IFNMG campi Salinas e Janaúba puderam realizar o teste rápido que indica a infecção pelo SARS-CoV-2, causador da COVID-19. Na ocasião, foram realizados cerca de 170 testes, entre professores, técnicos e trabalhadores terceirizados, que mostraram que apenas 5% dos indivíduos testados apresentavam anticorpos detectáveis contra o novo coronavírus. Chamou a atenção, o fato de alguns trabalhadores terem testado positivo, em dois testes diferentes, mesmo estando totalmente assintomáticos. Eles foram afastados temporariamente de suas funções, cumprindo o protocolo sanitário, a fim de evitar a disseminação do patógeno.

A iniciativa faz parte de projeto de enfrentamento à COVID-19, aprovado no Edital CONIF 01/2020, intitulado “Detectar para enfrentar: Monitoramento e diagnóstico de casos oligossintomáticos de COVID-19 através de ferramentas digitais, geoespaciais e moleculares” que desenvolveu um sistema de detecção e monitoramento de casos a partir do aplicativo “KD-Covid” (https://www.ifnmg.edu.br/mais-noticias-portal/554-portal-noticias-2020/24909-ifnmg-lanca-app-kd-covid-para-auxiliar-salinas-janauba-e-municipios-da-regiao-a-detectarem-casos-de-covid-19), aliado à compra de testes e ao mapeamento dos casos. A testagem contou com o apoio do Comitê de Enfretamento à Covid-19 do campus Salinas e com os membros do Coordenação de Assistência ao Educando (CAE) da instituição, e subsidiará as discussões do retorno das atividades presenciais.  

Teste de Covid 02

Foto 2 – Servidora do IFNMG durante a realização do teste

Teste de Covid 03

Foto 3: Interface do aplicativo Kd-Covid para triagem de casos suspeitos

Fim do conteúdo da página