Portal IFNMG - Acadêmico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas realiza pesquisa em malária simiana no Instituto René Rachou – FIOCRUZ de Minas Gerais. Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Terça, 02 de Março de 2021, 14h45 | Última atualização em Terça, 02 de Março de 2021, 14h48

Academico Fio Cruz 01

O aluno Alex Junio e a pesquisadora Denise Alvarenga, do Instituto René Rachou, durante a realização dos testes de malária nos primatas neotropicais

O aluno Alex Junio Jardim da Silva, do 4º período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFNMG campus Salinas, passou a semana de 23 a 27/2 no Laboratório de Malária do Instituto René Rachou, braço da FIOCRUZ em Belo Horizonte.

Na ocasião foram realizados experimentos de detecção de malária simiana, causada pelos parasitos Plasmodium simium e P. brasilianum, nos primatas (soins e guaribas) amostrados em Salinas, Coronel Murta, Araçuaí, Berizal, Unaí e Arinos. A pesquisa faz parte de um projeto que visa avaliar as zoonoses transmitidas entre mosquitos e primatas no Norte de MG.

Durante o estágio no laboratório coordenado pelas pesquisadoras CristianaFerreira Alves Brito (chefe do laboratório) e Denise Anete Madureira Alvarenga (pesquisadora PhD), o aluno aprendeu técnicas de biologia molecular, desde a extração do material genético até o PCR em tempo real e convencional, bem como a eletroforese e a análise dos resultados. “A oportunidade faz parte de uma parceria estabelecida desde 2016, enquanto eu ainda fazia doutorado na FIOCRUZ do Rio de Janeiro, e tive o prazer de conhecer e trabalhar com as Doutoras Cristiana e Denise, que são referências nacionais em malária simiana, além de ótimas pessoas! De lá para cá estreitamos os laços e estamos monitorando os primatas do Norte de MG”, afirma o professor Filipe Vieira Santos deAbreu, orientador do Alex, que afirmou que a oportunidade de conhecer um centro de pesquisa com reconhecimento internacional foi muito impactante e estimulante para ele. “Foi possível analisar as amostras que coletamos durante um ano de trabalho de campo com os métodos e equipamentos de um laboratório de ponta. É muito importante conhecer todas as etapas de uma pesquisa. Vamos seguir monitorando os primatas”.  

Academico Fio Cruz 02

Equipe de campo durante a coleta de sangue em Callithrix penicillata, em Unaí-MG.

 

Fim do conteúdo da página