Portal IFNMG - IFNMG realizará primeira edição online do Seminário de Iniciação Científica entre 10 e 14/05; inscrições ainda estão abertas Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 04 de Maio de 2021, 11h17 | Última atualização em Terça, 04 de Maio de 2021, 11h31

Inscricoes abertas e gratuitas portalDe segunda a sexta da próxima semana, dias 10 e 14/05, será realizado o IX Seminário de Iniciação Científica (SIC), maior evento da área de pesquisa realizado pelo IFNMG, que reúne professores, alunos e pesquisadores do Instituto e de outras instituições de Minas Gerais e de todo o Brasil. Será a primeira edição online do evento. A programação contará com minicursos, oficinas, palestras, mesas-redondas, apresentação oral de trabalhos e o evento de desafios de empreendedorismo e inovação Fator S Challenge, realizado pelo Sebrae Minas.

O convite para participar do SIC, que é gratuito e ainda está com inscrições abertas, vem da diretora-geral do Campus Teófilo Otoni, que está responsável pela organização desta edição do SIC: “Além de ser um incentivo a mais para quem produz conhecimento, sejam pesquisadores experientes, iniciantes ou acadêmicos, o SIC é uma oportunidade para trocar experiências, aprender, se atualizar e fazer networking pessoal e profissional”.

A participação nas atividades do SIC é aberta às comunidades interna e externa. Com exceção da submissão de trabalhos, que já foi finalizada, e de alguns minicursos, que pela natureza da atividade necessitam de um controle da quantidade de participantes, as demais atividades estão com inscrições abertas, pelo site do SIC 2021. Segundo Gerfson Viana Santos, integrante da comissão organizadora do evento, o sistema de inscrição ficará aberto para cada atividade separadamente até o dia e horário de realização.

No caso do Fator S Challenge, que acontecerá entre os dias 12 e 14/05, as inscrições seguem abertas até esta sexta-feira, 7. A inscrição será por equipe, limitada a 20 equipes, que devem ser formadas por no mínimo quatro e no máximo seis pessoas. Durante o evento, os times participantes deverão propor soluções para desafios lançados pelo Hospital Santa Rosália, importante instituição de saúde de Teófilo Otoni, que atende pessoas de toda a região. O edital e o link de inscrição do Fator S Challenge estão disponíveis na página eletrônica do SIC.

Transmissão e certificados

Todas as atividades do SIC serão transmitidas online no site do evento e qualquer pessoa poderá acompanhar. No entanto, apenas terão direito a certificado os participantes que se inscreverem previamente para determinada atividade e acompanharem a transmissão logados no site do SIC. O próprio participante deverá emitir seu certificado na plataforma.

Além da transmissão em tempo real, os vídeos das atividades do SIC ficarão disponíveis no site do evento, para que o participante possa assistir posteriormente. “É necessário considerar que podem ocorrer problemas de conexão com a internet. Manteremos a atividade disponível para acesso posterior com objetivo, inclusive, de garantir a emissão de certificados”, explica Gerfson Santos.

A organização

A organização da nona edição do SIC do IFNMG está a cargo do Campus Teófilo Otoni. Além dos desafios já esperados para organizar um evento desse porte, que congrega todas as unidades do IFNMG e ainda participantes externos, os servidores do campus tiveram que enfrentar questões específicas relativas ao novo formato do evento, totalmente online. Para tanto, eles foram divididos em equipes (comissões), responsáveis por pensar e viabilizar cada um dos aspectos relacionados à organização do evento, do teor científico da programação ao cerimonial.

Entre os maiores desafios encontrados, Gerfson Santos destaca o grande número de atividades que serão ofertadas no SIC, que é maior do que a quantidade de servidores do próprio campus. “Encontrar recursos tecnológicos que sejam eficientes, eficazes e que estejam acessíveis ao nosso campus é outro desafio. Transmitir uma atividade, apenas, é relativamente simples, mas transmitir cem atividades, aproximadamente, não é tarefa fácil. Esse é o caso do SIC”, acrescenta o servidor.

Outro aspecto que também foi cuidadosamente pensado, como destaca a professora Ana Cláudia Jardim, foi a definição dos conteúdos das palestras, minicursos, oficinas e demais atividades que iriam compor a programação, “uma vez que nossa Instituição tem uma variedade de áreas de estudo, com docentes e discentes em cursos diversos. Os temas teriam que ter relevância e atrair o interesse dos múltiplos públicos-alvo”.

Apesar de o formato online reduzir significativamente os custos do evento,  Ana Cláudia explica que, ainda assim, implica custos para a realização e não havia qualquer recurso disponível. A solução dos organizadores foi buscar parceiros, entre os quais a diretora-geral do campus destaca a Cevibra, o Sebrae Minas, o Hospital Santa Rosália, o Ecossistema Mucuri Valley, o CNPq e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. “A plataforma Cevibra foi disponibilizada gratuitamente para que o SIC acontecesse e os outros parceiros cooperaram em alguma necessidade, como cessão de palestrantes e premiações”, conta Ana Cláudia.

Antes do Campus Teófilo Otoni, outras unidades do IFNMG já organizaram e sediaram o SIC, que acontecia presencialmente até então: campi Salinas, Arinos, Montes Claros, Almenara e Araçuaí e Pirapora. A primeira edição aconteceu em 2009 e a última, em 2019.

IX Seminário de Iniciação Científica (SIC) do IFNMG
Data: 10 a 14/05