Portal IFNMG - Confira o resultado preliminar da apuração de votos da eleição para reitor e dirigentes de campi Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 13 de Agosto de 2020, 20h08 | Última atualização em Sexta, 14 de Agosto de 2020, 11h23

A Comissão Eleitoral Central divulgou nesta quinta-feira 13/08, os resultados preliminares da apuração de votos das eleições para os cargos de reitor do IFNMG; diretor-geral dos campi Almenara, Araçuaí, Arinos, Diamantina, Januária, Montes Claros, Pirapora, Salinas e Teófilo Otoni; e diretor dos campi avançados Janaúba e Porteirinha para o mandato 2020-2024. A votação online para todos os cargos aconteceu ontem, 12/08 e contou com a participação expressiva de aproximadamente 97% dos servidores e 45% dos alunos.

Seguindo o Regulamento das Eleições IFNMG 2020, o percentual de votação final de cada candidato(a), em cada cargo, foi obtido pelo somatório da média ponderada dos percentuais alcançados em cada segmento – docentes, técnico-administrativos e discentes – sendo que o percentual obtido pelo candidato em cada segmento tem peso de 1/3 na formação de seu índice final.

Confira o resultado preliminar da votação para cada cargo após os cálculos (clique no cargo para acessar o edital completo) (a ordem dos nomes está conforme sorteio anterior à votação):

- Cláudio Mont'Alvão: 34,13%

- Geraldo Júnior: 30,56%
 - Ana de Sá: 45,97%

Votação e apuração

Nessa terça-feira, as urnas eletrônicas foram disponibilizadas para votação às 9h. Em virtude de um problema com o servidor da internet, o sistema de votação ficou indisponível por 50 minutos, das 09h40 às 10h30. Por isso, a Comissão Eleitoral Central prorrogou o período de votação por mais 50 minutos, encerrando às 21h50.

Na sequência, o IFNMG transmitiu a apuração dos votos em tempo real, por meio de seu canal no Youtube. A apuração, que terminou às 23h, ficou a cargo do professor Caio Venâncio Duarte Carvalho, vice-presidente da Comissão Eleitoral Central e administrador do sistema de votação online adotado pelo IFNMG. (Confira aqui o vídeo da apuração.)

A participação nas eleições foi facultativa e aberta a servidores docentes e técnico-administrativos em Educação pertencentes ao quadro de pessoal ativo permanente, além de alunos matriculados no IFNMG nos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação, presenciais e a distância. Os percentuais de participação aumentaram para os três segmentos em comparação com as eleições realizadas em 2016. O grande destaque foi o aumento na participação dos alunos: 6.643 deles votaram, o que equivale a 44,91% do total de estudantes matriculados, enquanto na eleição anterior apenas 19,65% do segmento compareceu às urnas. Entre os docentes, a participação também aumentou significativamente, com 628 votantes, ou 97,36% do total, contra 86% nas eleições de 2016. Também votaram 657 técnico-administrativos, 96,19% dos eleitores aptos no segmento, enquanto em 2016 esse percentual foi de 91,81%.

Recursos e resultado final

Os recursos contra o resultado preliminar da apuração das Eleições IFNMG 2020 poderão ser apresentados à Comissão Eleitoral Central nesta sexta-feira, 14/08, conforme orientações do Edital no 63/2020 (item 6).

O resultado final será divulgado no dia 18/08 e encaminhado para o presidente do Conselho Superior do IFNMG em 20/08. Após homologado pelo Conselho Superior, o resultado das eleições seguirá para o Ministério da Educação.

Acesse aqui todos os documentos referentes às Eleições IFNMG 2020.