Portal IFNMG - IFNMG participa de reunião de Grupo de Trabalho de Fórum do Conif Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quinta, 13 de Dezembro de 2012, 17h09 | Última atualização em Quinta, 13 de Dezembro de 2012, 17h09

Os professores Hilton e Elias

Os professores Hilton e Elias (ao fundo) representaram o IFNMG

O IFNMG foi um dos institutos presentes na reunião do grupo de trabalho (GT) sobre expansão, interiorização e estruturação de novos campi, vinculado ao Fórum de Dirigentes de Desenvolvimento Institucional do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), realizada ontem, dia 12, no Instituto Federal de Goiás (IFG). Participaram o diretor-geral do Campus Arinos, Elias Rodrigues de Oliveira Filho, representando o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFNMG, Alisson Magalhães Castro, e o professor Hilton Lopes Galvão.

Também estavam presentes os pró-reitores de Desenvolvimento Institucional dos Institutos Federais de Goiás, da Bahia, do Tocantins e de Santa Catarina, além do diretor de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal do Maranhão.

“A importância deste grupo de trabalho é na perspectiva de aproveitamento das experiências de alguns institutos com a possibilidade de unificar ações desenvolvidas por outros institutos federais”, destaca o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFG, Jerônimo Rodrigues da Silva. A formação deste GT foi definida em reunião do Fórum de Dirigentes de Desenvolvimento Institucional do CONIF realizada no mês de novembro deste ano, em João Pessoa (PB).

O GT sobre expansão, interiorização e estruturação de novos campi vai direcionar os trabalhos para a realização de um seminário no próximo semestre.

Observatório

A reunião do GT teve efetiva participação da equipe do Observatório do Mundo do Trabalho – gerenciado pelo IFG com apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação e da Rede Nacional de Pesquisa e Inovação em Tecnologias Digitais (Renapi) -, que fez uma apresentação dos projetos, estudos e pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo IFG.

A apresentação, de acordo com a equipe do Observatório do Mundo do Trabalho, foi estruturada “a partir das pesquisas, projetos e estudos do Observatório que foram realizados ao longo dos últimos quatros anos de existência”.

Para o Observatório, a socialização de experiências entre as instituições federais de ensino, como esta que ocorreu na reunião do GT, pode contribuir “para demonstrar a importância do papel do planejamento com a construção e aplicação de metodologias que possibilitem o planejamento estratégico das instituições para o cumprimento de suas funções sociais”.

Fóruns do CONIF

Os Fóruns do Conif são órgãos de assessoramento das Câmaras Temáticas, compostos por um representante de cada instituto federal, responsável pelas ações sistêmicas vinculadas ao tema. Estão diretamente ligados aos coordenadores das sete Câmaras. As reuniões ordinárias ocorrem duas vezes ao ano.

Com informações da Coordenação de Comunicação Social/Reitoria do IFG