Portal IFNMG - Instituto e Universidade do Minho assinam protocolo de intenções Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 11 de Dezembro de 2012, 14h26 | Última atualização em Terça, 11 de Dezembro de 2012, 20h04

Vice-reitor da Uminho e reitor do IFNMG

Vice-reitor da UMinho assina documento, ao lado do reitor do IFNMG

O IFNMG e a Universidade do Minho, de Portugal, formalizaram no último domingo, dia 9, o propósito de estabelecer parcerias em várias frentes, ao assinarem o protocolo de intenções durante solenidade realizada no Campus Januária.

O documento foi assinado pelo reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva, e pelo vice-reitor da Universidade do Minho (UMinho), professor Rui Vieira de Castro. “Várias universidade brasileiras têm parceria com a Universidade do Minho. Sabemos que estabelecer um convênio requer ainda muita conversa, muitas discussões, mas ficamos muito satisfeitos com a assinatura desse protocolo. Sei que muitas coisas sairão daí”, disse o professor José Ricardo.

Entre as possibilidades apontadas por ele, como fruto da parceria, estão o intercâmbio de alunos, professores e pessoal técnico-administrativo entre as duas instituições. Possibilidade que o professor Rui de Castro reafirmou em seu discurso, quando explicou que a UMinho é uma “instituição aberta para o mundo”, com um claro propósito de internacionalização e que vê a mobilidade das pessoas, por meio dos intercâmbios, como uma forma de conhecimento de novas realidades e contextos e de possibilitar novas formas de se pensar o papel da universidade.

Além do intercâmbio de pessoas, o protocolo de intenções abre caminho para outras ações de colaboração entre as duas instituições, a exemplo de desenvolvimento de projetos conjuntos de investigação, realização de cursos, seminários, simpósios e outros tipos de eventos, intercâmbio de material bibliográfico e publicações, projetos de cursos de pós-graduação stricto sensu. Todas as possibilidades apontadas pelo documento terão, ainda, que ser discutidas e formatadas.

Visita

Antes de decidirem pela assinatura do documento de parceria, a comitiva da universidade portuguesa conheceu as instalações de dois campi do IFNMNG, Montes Claros e Januária. A visita também aconteceu no dia 9. Os professores portugueses tiveram, ainda, a oportunidade de assistir a uma apresentação geral sobre o Instituto, com aspectos referentes ao ensino, à pesquisa e à extensão, além de algumas particularidades de cada um dos sete campi.

Cláudio Mont'Alvão, Estelita, José Ricardo, Rui, Paulo e Edmilson Cassani

Cláudio Mont'Alvão (diretor do Campus Januária), Estelita, José Ricardo, Rui, Paulo e Edmilson Cassani (pró-reitor de Administração)

“Fiquei particularmente interessado em suas práticas no campo do ensino a distância”, ressaltou o professor Rui de Castro, após conhecer melhor o IFNMG. Nessa visita, ele foi acompanhado de dois colegas da UMinho: a presidente da Escola de Ciências, professora Estelita Vaz, e o presidente da Escola de Engenharia, professor Paulo Pereira. As duas são as maiores escolas da UMinho.

Comitiva da UMinho

Comitiva da UMinho conhece laboratório no Campus Montes Claros

Por onde passaram, os professores portugueses foram recebidos por gestores da Reitoria e dos sete campi, além de outros servidores e alunos. Na segunda-feira, dia 10, de volta a Montes Claros, eles encerram a visita com uma rápida passagem pela Reitoria.

A UMinho

Situada no norte de Portugal, a UMinho é uma das mais prestigiadas instituições de ensino daquele país europeu. Tem suas atividades divididas entre o campus de Gualtar, em Braga, e o campus de Azurém, em Guimarães, cidades distantes cerca de 15 km entre si. Instituição pública de ensino, com cerca de 40 anos de existência e cerca de 19 mil alunos, oferece um leque bastante variado de cursos de graduação e pós-graduação.

A universidade foi uma das instituições de ensino visitas pelo professor José Ricardo quando esteve em Portugal como integrante de uma missão de trabalho organizada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), entre setembro e outubro deste ano. Naquela oportunidade, foram feitos os primeiros contatos entre as duas instituições e o convite para a UMinho visitasse o IFNMG.