Portal IFNMG - Acadêmicos do curso de Administração farão provas do ENADE no próximo domingo, 25 Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Sexta, 23 de Novembro de 2012, 17h30 | Última atualização em Sexta, 23 de Novembro de 2012, 17h30

O ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) tem como objetivo o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

A avaliação é um processo formativo, os resultados poderão produzir dados para possíveis melhorias da instituição de educação superior, categoria administrativa, organização acadêmica, município, estado, região geográfica e Brasil. Assim, serão construídos referenciais que permitam a definição de ações voltadas à melhoria da qualidade dos cursos de graduação por parte de professores, técnicos, dirigentes e autoridades educacionais.

A prova do ENADE 2012 será aplicada no dia 25 de novembro de 2012, com início às 13:00:00 (treze horas), horário oficial de Brasília no local indicado no site do ENADE / INEP. O ENADE é um componente curricular obrigatório, ou seja, é como uma disciplina do curso. O INEP/MEC impossibilita o aluno de colar grau e/ou requerer diploma até que cumpra essa modalidade. As provas do ENADE são aplicadas a cada 3 anos.

O acesso ao local de prova e opção de impressão do Cartão de Informação do Estudante é atividade sequenciada ao preenchimento do Questionário do Estudante, conforme PORTARIA NORMATIVA Nº13, DE 27 DE JUNHO DE 2012, Art. 10. O INEP disponibilizará o Questionário do Estudante, de preenchimento obrigatório, no período de 26 de outubro a 25 de novembro de 2012, exclusivamente por meio de endereço eletrônico http://www.inep.gov.br.

Os critérios de seleção dos acadêmicos para fazer o ENADE, foram:

§ 1º Serão considerados estudantes ingressantes aqueles que tenham iniciado o respectivo curso com matrícula no ano de realização do Enade.

§ 2º Serão considerados estudantes concluintes aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso no ano de realização do Enade, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 80% (oitenta por cento) da carga horária mínima do currículo do curso da IES (Art. 3º da PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 15 DE ABRIL DE 2011).

A avaliação do ENADE é constituída por duas etapas: Questionário do Estudante e Prova. A prova é dividida em Formação geral e Formação Específica, Formação geral compõem 25% da nota e Formação Específica 75%. A nota final considera todas as etapas.

No link abaixo, consta a relação de alunos, do curso de Bacharelado em Administração, do Campus Januária que foram selecionados para fazer a prova.

• RELAÇÃO DE ALUNOS SELECIONADOS

Fonte: Manual do ENADE e Portaria Normativa Nº 13, de 27 de junho de 2012

Fim do conteúdo da página