Portal IFNMG - Reitor segue para missão em Portugal, com participação em congresso e visita a institutos politécnicos Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quarta, 26 de Setembro de 2012, 15h44 | Última atualização em Quarta, 26 de Setembro de 2012, 17h48

Reitor IFNMG

O reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva, embarcará nesta quinta-feira, dia 27, para Portugal, onde integra, entre 29 de setembro e 5 de outubro, uma missão de trabalho com o objetivo de participar do 2º Congresso da Rede Europeia das Universidades de Ciências Aplicadas (UASnet) e visitar as instalações de institutos superiores politécnicos daquele país. Organizada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), a missão contará com representantes de outros 21 institutos federais brasileiros.

O 2º Congresso da UASnet, entidade que congrega o ensino superior politécnico da Irlanda, Finlândia, Portugal, Lituânia, Estônia, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Suíça e França, acontecerá na cidade de Bragança. Versará sobre o sistema das universidades de Ciências Aplicadas, possibilitará o intercâmbio de boas práticas e promoverá o debate em torno da internacionalização das instituições participantes. Também estarão presentes representantes dos institutos politécnicos de outros membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Macau.

Para as visitas técnicas aos institutos politécnicos portugueses, os representantes dos institutos federais  brasileiros serão divididos em grupos, por afinidade com as áreas de atuação. Juntamente com representantes dos Institutos Federais de Goiás, Sertão Pernambucano e do Amapá, o professor José Ricardo visitará os Institutos Politécnicos de Coimbra, Guarda e Viseu, além da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Os principais focos de atuação dessas instituições são gestão, engenharia, tecnologia, artes, saúde, educação, ciências empresariais, ciências agrárias, turismo e hotelaria, comunicação e desporto.