Portal IFNMG - Terminam dia 14 inscrições para graduação sanduíche do Programa Ciência sem Fronteiras Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quinta, 13 de Setembro de 2012, 08h45 | Última atualização em Quinta, 13 de Setembro de 2012, 08h46

Termina na próxima sexta-feira, dia 14, o prazo de inscrições para o Programa Ciência sem Fronteiras, que está disponibilizando novas chamadas para graduação sanduíche na Austrália, Alemanha, Canadá, Coreia do Sul, Estados Unidos, Holanda e Reino Unido.

Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

Uma novidade das novas chamadas em relação às anteriores é que foram incluídas novas áreas e temas: Indústria Criativa, voltada a projetos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação (arquitetura, design, software, jogos de computadores, cinema, vídeo, fotografia, música, artes, televisão, conteúdos digitais, editoração e publicação eletrônica); Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva; e Formação de Tecnólogos, em todas as áreas e temas já contemplados pelo Programa.

Cada candidato só pode se inscrever para um país. Em casos de inscrição de um mesmo candidato em várias chamadas, só será considerada a última inscrição realizada. As inscrições anteriores serão canceladas automaticamente. Como o sistema de inscrições on-line não permite a alteração de dados, caso o candidato deseje alterar o país ou outra informação, basta submeter nova proposta até a data limite de inscrição.

Requisitos

Entre outros requisitos, o estudante que quiser concorrer às bolsas deve estar matriculado em curso de nível superior nas áreas e temas do programa; ter nacionalidade brasileira; ter cursado no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para seu curso; ter bom desempenho acadêmico segundo critérios estabelecidos por sua instituição e apresentar o teste de proficiência na língua do país de destino.

Cada instituição de ensino superior possui métodos próprios de avaliação do mérito acadêmico e classificação do índice de representação acadêmica. No IFNMG, será considerado apto o aluno que possuir índice de rendimento acadêmico igual ou superior a 65. Clique aqui para obter informações sobre o cálculo desse índice e outras orientações relativas às chamadas para graduação sanduíche no exterior.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também será utilizado como um dos critérios de classificação dos candidatos, de forma a incentivar os estudantes a realizem a avaliação aplicada pelo Ministério da Educação anualmente. Nas novas chamadas, a utilização da nota do Enem acontecerá nos casos em que a demanda qualificada for maior que a oferta de vagas no país de destino. Entenda-se demanda qualificada como: aluno de graduação com mérito acadêmico, o qual realize curso dentro das áreas contempladas e que detenha a proficiência no idioma exigido. Porém, todo aluno de graduação poderá inscrever-se, desde que preencha os requisitos mínimos informados nas chamadas.