Portal IFNMG - IFNMG tem dois representantes no primeiro curso de especialização em Extensão Universitária Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Sexta, 06 de Julho de 2012, 20h04 | Última atualização em Sexta, 06 de Julho de 2012, 20h04

Professor Juvenal Gomes, do Campus Araçuaí, foi um dos alunos selecionados

O coordenador de Extensão do Campus Araçuaí, professor Juvenal Martins Gomes, e a assistente social do Campus Pirapora, Jacqueline Alves, representam o IFNMG no curso de especialização em Extensão Universitária, que teve início no dia 28 de junho, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), em Belo Horizonte.

Com abrangência nacional, o curso é iniciativa pioneira no Brasil e originou-se de uma parceria entre o Governo de Minas, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex), o Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das Universidades e Instituições de Ensino Superior Comunitárias (Forext) e o Fórum Nacional de Extensão das Instituições de Ensino Superior Particulares (Forexp).

Entre os alunos da primeira turma, selecionados por edital nacional, estão representantes de instituições pertencentes aos três fóruns, de 14 estados brasileiros.

O objetivo do curso é contribuir para o aperfeiçoamento da gestão e do desenvolvimento da extensão universitária brasileira por meio da qualificação de profissionais universitários, docentes e técnicos, nos campos teórico-conceitual, metodológico, da avaliação e da gestão acadêmica e política da extensão universitária.

A solenidade de abertura, no dia 29 de junho, contou com a participação do presidente da Fapemig, Mario Neto Borges, da vice-reitora da UFMG, Rocksane de Carvalho Norton, da pró-reitora adjunta de Extensão da UFMG, Maria das Dores Pimentel Nogueira, e de alunos selecionados para o curso de Extensão e representantes de todas as instituições participantes.

Projeto
O curso é integralmente financiado pela Fapemig, que também vai arcar, por meio de bolsas, com o projeto de pesquisa de parte dos alunos selecionados. O professor Juvenal Martins Gomes foi um desses alunos que teve seu projeto de Extensão, com interface na pesquisa, aprovado com financiamento da Fapemig.

Intitulado “Extensão ou comunicação: A identidade extensionista dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Minas Gerais”, o projeto vai trabalhar também com a identidade extensionistas nas Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG) e de São João del-Rei (UFSJ). Segundo o professor, estão previstas  visitas in locu para dialogar sobre o fazer extensionista em cada instituição.

[O curso será oferecido até abril de 2013, sob coordenação colegiada, com a participação de representantes dos três fóruns, da UFMG, da UFSJ, do Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH) e da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Minas).