Portal IFNMG - Bolsistas PIBID do Campus Salinas coordenam Gincana de Química em escola da cidade Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quarta, 20 de Junho de 2012, 13h55 | Última atualização em Quarta, 20 de Junho de 2012, 13h55

Banner Gincana de Química

O PIBID “Licenciatura em Ação” – Subprojeto de Química, juntamente com a Escola Estadual Coronel Idalino Ribeiro, promoveram a 1ª GINQUÍMICA no dia 15 de junho de 2012, para os alunos do Ensino Médio, onde ocorreu a exposição dos trabalhos realizados durante o período da gincana e realização de provas dinâmicas abordando conteúdos da disciplina de Química. Os temas trabalhados foram: água, combustíveis, alimentos, o ar, lixo, impactos ambientais, pilhas e baterias, polímeros, entre outros.

Alunos bolsistas

Alunos bolsistas organizaram todo o evento

Durante o período da gincana, os alunos foram orientados pelos bolsistas no desenvolvimento de experimento com material alternativo, elaboração de paródias químicas e confecção de trabalhos científicos que foram apresentados no dia da culminância onde os alunos participaram das provas Sufoco Químico, Dominó Químico e Torta na Cara.

Alunos do Ensino Médio

Alunos do Ensino Médio na torcida por suas equipes

O objetivo do evento foi desmistificar o ensino de Química por meio de atividades lúdicas, possibilitando o acesso dos alunos a esse conhecimento; trazendo a ciência de forma simples e atrativa; estimulando o interesse dos alunos pela disciplina, desenvolvendo os conteúdos e conceitos de forma dinâmica e prazerosa; incentivando a socialização por meio da interação com o próximo e possibilitando uma visão crítica do meio que cerca os alunos, gerando condições de perceberem e discutirem situações relacionadas a problemas sociais e ambientais do meio em que estão inseridos.

Confira mais fotos da gincana!

Colaboração do professor Farley Jean de Souza.