Portal IFNMG - Projeto de extensão propõe superação da desigualdade social por meio do esporte Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 12 de Junho de 2012, 20h25 | Última atualização em Terça, 12 de Junho de 2012, 20h25

Alunos do projeto em campeonato internacional de taekwondo

Alunos do projeto levaram um total de 14 medalhas em campeonato internacional de taekwondo, no Rio de Janeiro

Um projeto de extensão desenvolvido no IFNMG-Campus Araçuaí, desde 2011, vem apostando em dois esportes olímpicos – taekwondo e o judô – como forma de contribuir para a formação continuada de crianças e adolescentes do Vale do Jequitinhonha.

O Projeto Social Esportivo Superação – Reagindo Contra a Desigualdade Social, beneficia também a comunidade do Vale do Mucuri, uma vez que é desenvolvido em parceria com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), a Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni, o Projovem de Catuji e a Casa dos Adolescentes de Teófilo Otoni.

Equipe Superação em campeonato mineiro de judô

Equipe Superação do IFNMG-Campus Araçuaí em campeonato mineiro de judô: mestre Franco e alunos da comunidade externa

O projeto, que atende crianças a partir dos cinco anos e também oferece cursos preparatórios para ingresso em escolas civis e militares, é coordenado pelo professor do IFNMG Gilmar de Souza Franco, que é mestre faixa preta de taekwondo e faixa preta de judô. Segundo o mestre Franco, como é mais conhecido no mundo das artes marciais, por trás do projeto está a crença de que as crianças e os adolescentes atendidos poderão estabelecer um modo de vida saudável e ter mais preparo – por meio de planejamento, organização, direção e controle – para enfrentar os desafios do dia-a-dia.

Segundo o coordenador do projeto, independentemente da conquista de medalhas nas artes marciais, o projeto visa contribuir para a formação de jovens vitoriosos na vida, trabalhando os valores como persistência, respeito a si mesmo e ao próximo, especialmente à família, e valorização do conhecimento.

Medalhas

Mas enquanto se preparam para a vida, os atletas aproveitam também para colecionar medalhas em competições esportivas, como as 14 conquistadas pela Equipe Superação, no 4º World Taekwondo Open Cidade Maravilhosa 2012. O evento internacional, organizado pela Confederação Brasileira de Taekwondo, foi realizado em março no Rio de Janeiro. A equipe que conquistou as 14 medalhas era formada por alunos do IFNMG-Campus Araçuaí e da UFVJM, além de outros adolescentes dos municípios de Teófilo Otoni e Catuji.