Portal IFNMG - Fórum Mundial de EPT: caravana do IFNMG parte para Florianópolis neste sábado levando arte Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Sexta, 25 de Maio de 2012, 17h59 | Última atualização em Sexta, 25 de Maio de 2012, 18h08

peças artesanais para expor no Fórum

Alunas do Campus Araçuaí levarão peças artesanais para expor no Fórum

Dois ônibus partem de Montes Claros neste sábado, dia 26, levando 74 representantes do IFNMG, entre servidores e alunos de todos os campi, para o II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que será realizado em Florianópolis (SC), de 28 de maio a 1º de junho.

Serão cerca de 1.700 km de viagem, além do que cada grupo já tiver percorrido vindo das cidades de Almenara, Arinos, Araçuaí, Januária, Pirapora e Salinas. A previsão é de que o grupo chegue a Florianópolis na manhã de segunda-feira, dia 1º. “Acho que será uma oportunidade muito boa. Nós não tivemos essa oportunidade antes. Nunca saí do estado de Minas Gerais”, conta Maria Elizabeth Pereira dos Santos, aluna do Campus Araçuaí.

Na bagagem, além de agasalhos para enfrentar o frio do inverno no Sul, eles levam peças de artesanato, figurino e cenário para teatro. As peças artesanais serão expostas por sete alunas do programa Mulheres Mil, do Campus Araçuaí, na Feira de Economia Solidária que acontece durante o Fórum. O material do teatro será usado por 18 alunos do grupo Cores da Vida, do Campus Salinas, para encenação da peça “Nosso rio, nossa terra, nossa gente”, inscrita como atividade autogestionada pelo IFNMG.

As alunas do Campus Araçuaí são de dois cursos profissionalizantes do Mulheres Mil - Pintura aquarelada e Pintura em cerâmica e vidro -, ofertados na unidade desde fevereiro de 2011. Na feira de Economia Solidárias, elas irão expor peças em tecido pintadas com a técnica de pintura aquarelada e peças em cerâmica de diversos tipos, como jarras, moringas, vasos, bules e cofres. Há também peças feitas a partir de vidro reaproveitado, como copos, pratos, bandejas e potes.

"Esperamos levar os nossos conhecimentos, representar o Instituto (...) com certeza trocaremos ideias sobre outros tipos de artesanato, outros tipos de projetos", aposta a aluna Marina Souza Dias Santos. Para as gestoras do Programa no Campus, Carla Pereira Silva e Narjara Fonseca Souza, que também estarão no Fórum, a expectativa é de ampliar os horizontes a respeito da economia solidária e de diversos temas que estão diretamente ligados aos objetivos do Mulheres Mil, como também compartilhar experiências com outras instituições que mantêm o Programa.

Peça teatral

Peça teatral faz resgate da história e memória do Médio e Baixo Jequitinhonha

Teatro
O espetáculo “Nosso rio, nossa terra, nossa gente” será encenado no II Fórum Mundial de EPT no dia 29 de maio, às 18h30. A peça faz um resgate da história e memória do Médio e Baixo Jequitinhonha, utilizando quadros em prosa, versos, cantigas de penitentes e lavadeiras, folia de reis, dentre outras canções do Vale. Com autoria e direção da professora Santina Aparecida Ferreira Mendas, a peça já foi apresentada em várias cidades de Minas Gerais e também no Rio de Janeiro.

“É uma expectativa muito grande, uma oportunidade única. É um evento internacional e a gente sair daqui de Salinas pra ir lá e nos apresentar é muito bom”, comemora a aluna Victória Janaina Mendes, que, na peça, representa uma lavadeira.

Para acessar mais informações sobre o grupo Cores da Vida e assistir ao vídeo do espetáculo “Nosso Rio, Nossa Terra, Nossa Gente”, clique aqui.

Relato e seminário
Além da peça teatral, o IFNMG inscreveu outras duas atividades autogestionadas – atividades que integrarão uma programação paralela à principal e, como o próprio nome sugere, são de total responsabilidade das instituições proponentes.

Na categoria atividades técnico-científicas, foram inscritos e aprovados o relato “Construindo Liberdade”, do professor do Campus Almenara André Silva de Oliveira, e o seminário “Unidade Demonstrativa Agrícola no IFNMG-Campus Arinos: Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão", do professor Hilton Lopes Galvão.

O relato "Construindo Liberdade" tem como objetivo compartilhar informações e experiências sobre o projeto desenvolvido pelo Campus Almenara em parceria com o Presídio de Almenara, a Cáritas Brasileira e o Fundo Nacional de Solidariedade. O projeto atua na qualificação técnica de detentos por meio de cursos na área agrícola, com ênfase em atividades práticas, ministrados no Campus. Com isso, objetiva-se criar oportunidades de ressocialização dos detentos através da qualificação técnica e treinamento, a fim de melhorar suas condições de reinserção social e profissional quando forem libertos. A apresentação do relato será no dia 29 de maio, às 13h30.

Já o seminário a ser apresentado pelo professor Hilton Galvão versará sobre a experiência da unidade demonstrativa implantada no IFNMG-Campus Arinos, em parceria com Embrapa/Milho-Sorgo e a Emater-MG, desde 2010. A iniciativa permitiu integrar pesquisa, ensino e extensão, sendo instrumento de aulas práticas, além de local para realizar dias de campo com produtores da região. Como fruto da pesquisa, ao testar diferentes tecnologias que melhor se adaptam à região, foram obtidos resultados apresentados e publicados no III Simpósio Brasileiro de Agropecuária Sustentável, em Viçosa (MG), em 2011. O seminário acontecerá no dia 30 de maio, às 13h30.

Mais informações sobre o II Fórum Mundial de EPT: www.forumedutec.org.

Outros depoimentos:

“Eu, como aluna, acho muito importante, porque o curso está acontecendo pela primeira vez em Araçuaí com as Mulheres Mil no Campus. Nós tivemos um conhecimento o qual não esperávamos na idade em que estamos. A expectativa de ir nesse encontro é de que possamos representar todas as Mulheres Mil do curso e os demais alunos do Campus e servidores. Esperamos que possamos demonstrar o que aprendemos aqui no curso." Maria Teresinha Dutra Neres, aluna do Campus Araçuaí.

“O mais importante é o aprendizado, o quanto nós aprendemos aqui com o teatro e o quanto vamos aprender lá vendo outros tipos de teatro.” Karine Barbosa Santos, aluna do Campus Salinas.

“Minha expectativa é representar o Instituto, o Programa, e ter oportunidade de conhecer a cidade. Buscar e trazer retorno para as colegas do que conhecemos e conquistamos." Maria Madalena Ferreira Santos, aluna do Campus Araçuaí.

“É um evento muito importante e eu nunca imaginaria ir lá representar esta Instituição com o teatro Cores da Vida. Para mim, é uma experiência muito grande porque sempre gostei de teatro, mas nunca tive oportunidade de sair para representar. É muita responsabilidade para nós que estaremos representando a Instituição lá no Fórum Mundia, para tantas pessoas. É inexplicável.” Gustavo Antônio Pena Cardoso, aluno do Campus Salinas.

Fim do conteúdo da página