Portal IFNMG - Professor do Campus Januária apresenta trabalho em conferência internacional Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quarta, 23 de Maio de 2012, 20h03 | Última atualização em Quarta, 23 de Maio de 2012, 20h03

Professor do Campus Januária apresenta trabalho em conferência internacional

Professor André na apresentação do seu artigo em conferência  internacional realizada em Cuba

O professor André Aristóteles, do IFNMG-Campus Januária, com formação na área de Administração, participou da IV Conferencia Internacional Mujer, Género y Derecho, de 8 a 10 de maio, em Havana (Cuba), uma realização da Unión Nacional de Juristas de Cuba, Federación de Mujeres Cubanas, Universidad de La Habana, Oxfam e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

O evento, que teve participação de diversos países, como Brasil, Cuba, México, Uruguai, Argentina, Colômbia, Equador, Costa Rica, Estados Unidos, Espanha e Chile, contou com cerca de 200 pessoas.

O trabalho apresentado pelo professor André abordou o tema: Los Hombres, Las Masculinidades y La Política Pública de Asistência Social: un análisis del género en el ámbito del Programa de Atención Integral a la Família, e foi fruto da sua dissertação do seu mestrado defendida em julho de 2011. O objetivo do trabalho foi identificar que concepções de masculinidade estão sendo definidas para os homens na Política Pública de Assistência Social brasileira, com recorte sobre o Programa de Atenção Integral à Família (PAIF).

O estudo foi realizado no período de fevereiro a julho de 2010 junto a gestores do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e equipe técnica do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Vila Independência, na região do Barreiro, em Belo Horizonte, um dos CRAS mais antigos do país.

Para o professor André, experiências internacionais são bem-vindas em todas as carreiras, pois oportunizam troca de conhecimentos, além de parcerias. Em se tratando de parceria, relata que ele e o professor Júlio César da Universidade de Havana iniciaram um diálogo para estudos conjuntos, que envolverão professores e alunos de vários países. “Essas parcerias são importantes para a Instituição na medida que colaboram com sua internacionalização, requisito valorado pela Capes nas avaliações de programas de pós-graduação, conclui.

Assessoria de Comunicação Social/IFNMG-Campus Januária