Portal IFNMG - Candidatos(as) cegos(as) poderão solicitar editais do 1º Processo Seletivo 2022 em Braille Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 04 de Outubro de 2021, 12h02 | Última atualização em Segunda, 04 de Outubro de 2021, 12h06

A partir desta segunda-feira, 4 de outubro, o IFNMG realiza as inscrições do 1º Processo Seletivo 2022 para cursos técnicos e os(as) candidatos(as) que necessitarem podem solicitar os editais na versão em Braille. O Instituto irá imprimir as cópias de acordo com a demanda e a entrega será nos Campi Almenara, Araçuaí, Arinos, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni e também no CEAD e na Reitoria, ambos em Montes Claros.

Para solicitar o edital em Braille, o(a) candidato(a) deve encaminhar mensagem para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando nome completo, onde vai retirar a cópia (campus, Reitoria ou Cead), telefone de contato com DDD e qual o número do edital de interesse - Edital nº 139/2021, do Processo Seletivo para cursos técnicos integrados ao ensino médio, ou Edital nº 138/2021, do Processo Seletivo para cursos técnicos concomitantes/subsequentes ao ensino médio.

Pioneirismo

O IFNMG é a primeira instituição de ensino em todas as cidades onde mantém suas unidades a disponibilizar a íntegra de editais de seleção de alunos em Braille. A informação é do Coordenador de Processos Seletivos e Concursos Públicos, Wadingthon Veloso Silva. Uma iniciativa que vem se somar à publicação dos editais em Libras, que já acontece há alguns anos em todas as edições dos processos seletivos, no sentido da acessibilidade e da inclusão.

Segundo Wadingthon, o IFNMG decidiu imprimir o edital em Braille sob demanda por uma questão de sustentabilidade, tendo em vista que essa forma de impressão demanda muito papel. Ainda de acordo com ele, não seria viável disponibilizar cópias do material para consulta nas unidades do Instituto devido ao risco de contaminação da covid-19.

A responsável pelo Núcleo de Ações Inclusivas da Reitoria, Aline Silvânia Ferreira dos Santos, explica que a disponibilização dos editais no formato Braille torna ainda mais acessíveis as informações sobre o Processo Seletivo para candidatos(as) cegos(as), tendo em vista que softwares leitores de tela têm dificuldades para fazer a leitura de algumas partes dos documentos em formato digital, com tabelas e cronogramas. “Fica bem confuso e de difícil compreensão para os usuários. O formato Braille deixa a leitura simples e possibilita acesso a todas as informações do edital, de forma autônoma e independente”, avalia Aline.

O IFNMG pôde dar mais esse passo rumo à acessibilidade e à inclusão graças ao trabalho conjunto da Coordenação de Processos Seletivos e Concursos Públicos e do Núcleo de Ações Inclusivas, à presença de uma profissional revisora de textos Braille e à disponibilidade do equipamento que faz impressões nesse formato.