Portal IFNMG - Pela primeira vez, IFNMG participará do Projeto Rondon; estudantes e professores vão desenvolver ação de tecnologia e sustentabilidade em cidade do norte de Minas Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 17 de Setembro de 2021, 15h23 | Última atualização em Segunda, 18 de Outubro de 2021, 10h14

Foi publicado nesta sexta-feira (17/09) o resultado final da seleção da operação Rondon das Gerais, e o projeto do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) ficou em primeiro lugar na categoria “Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho”. Assim, irá levar dois professores e oito estudantes de cursos superiores em janeiro de 2022 para desenvolver a operação “Tecnologia e Biodiversidade: Sustentabilidade e Inclusão Digital nos Gerais” em  algum município definido pela coordenação nacional do Projeto.

É a primeira vez que o Instituto tem uma proposta contemplada pelo Rondon, uma ação interministerial do Governo Federal que existe desde 1966 para aliar formação da cidadania universitária com desenvolvimento de soluções para inclusão social. Coordenado pelo Ministério da Defesa, o Projeto possui estreita parceria com outros Ministérios, Forças Armadas, governos estaduais, prefeituras municipais e Instituições de Educação Superior.

“A participação inédita do Instituto no projeto Rondon se soma aos projetos de extensão que já desenvolvemos e reforça o nosso compromisso social com a comunidade externa, um compromisso de levar, trocar e construir conhecimento com as pessoas para além dos muros de nossos campi”, destaca a reitora do IFNMG, professora Joaquina Nobre.

O Projeto

As duas propostas apresentadas pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) foram aprovadas, mas como cada instituição só pode ter uma proposta selecionada, o projeto do IFNMG será o “Tecnologia e Biodiversidade: Sustentabilidade e Inclusão Digital nos Gerais", que ficou em 1º lugar entre as 12 classificadas de todo o país.

Os oito estudantes serão selecionados pela PROEXC em edital próprio. A previsão é que a operação seja realizada de 27 de janeiro a 13 de fevereiro de 2022. O município que irá receber o projeto é um desses: Botumirim/MG, Campo Azul/MG, Cristália/MG, Engenheiro Navarro/MG, Grão Mogol/MG, Ibiaí/MG, Ibiracatu/MG, Josenópolis/MG, Olhos-D'Agua/MG, Ponto Chique/MG, Ubaí/MG ou Varzelândia/MG. O Centro Regional serpa Montes Claros/MG.

Segundo o Pró-reitor de Extensão e Cultura do IFNMG, Rony Enderson de Oliveira, o projeto do Instituto irá promover atividades multidisciplinares junto à comunidade escolhida para contribuir com uma maior consciência acerca da importância da preservação do meio ambiente e sobre a importância do letramento digital. “Os rondonistas terão a oportunidade de confrontar o saber científico, acumulado durante a formação acadêmica, com a realidade concreta. Essa experiência ímpar permitirá o aprimoramento da atuação profissional e também maior humanização no tratamento das questões sociais. Ademais, possibilitará ao discente uma atuação proativa e contributiva às demandas sociais regionais” frisa o Pró-reitor.

Rondon site