Portal IFNMG - Professor do Campus Arinos publica artigo em revista científica internacional Qualis A1 na área de Bovinocultura Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 18 de Junho de 2021, 09h09 | Última atualização em Sexta, 18 de Junho de 2021, 18h48
imagem sem descrição.

O professor de Zootecnia do IFNMG-Campus Arinos Ronan Valadares Santana publicou o artigo “Replacing soybean meal with okara meal: Effects on production, milk fatty acid and plasma amino acid profile, and nutrient utilization in dairy cows” ("Substituindo o farelo de soja pelo farelo de okara: Efeitos sobre a produção, perfil de ácidos graxos do leite e aminoácidos plasmáticos e utilização de nutrientes em vacas leiteiras”) no Journal of Dairy Science. O periódico científico tem 101 anos e é a principal revista na área de bovinocultura de leite do mundo, classificado como Qualis A1 pela Capes.

O professor Ronan foi o responsável pela condução da pesquisa, realizada na Universidade de New Hampshire, nos Estados Unidos. A instituição foi fundada em 1.887 e o centro de pesquisa em produção de leite orgânico foi o primeiro do seu tipo nos Estados Unidos.

O artigo mostra os resultados do trabalho realizado pelo grupo de pesquisa em gado de leite orgânico, que avaliou o uso de um subproduto da indústria de soja (Okara) na alimentação de vacas leiteiras em sistema de produção orgânico. O uso desse subproduto pode trazer impacto na cadeia produtiva, com a redução de custos de produção. O trabalho foi liderado pelo professor André Brito, da Universidade de New Hampshire.

Atualmente, o professor Ronan Valadares contribui em outros projetos de pesquisa desenvolvidos por três universidades nos Estados Unidos, de forma remota. O objetivo é, além de desenvolver novas técnicas, poder aplicá-las no Brasil futuramente.

O artigo está disponível no link  https://doi.org/10.3168/jds.2020-19182.

Fonte: www.ifnmg.edu.br/arinos (adaptado)