Portal IFNMG - PREMIADOS NO SIC: Trabalho analisou saberes sobre os povos originários do Vale do Jequitinhonha e Mucuri a partir de relatos de experiências Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 14 de Junho de 2021, 10h20 | Última atualização em Terça, 15 de Junho de 2021, 07h15

“Saberes sobre os povos originários do Vale do Jequitinhonha e Mucuri: relatos de experiências no IFNMG/Araçuaí” foi o trabalho premiado em primeiro lugar no IX Seminário de Iniciação Científica (SIC) do IFNMG na área de Linguística, Letras e Artes. O evento, realizado no mês de maio, premiou os três melhores trabalhos de cada uma das 12 áreas do conhecimento contempladas.

O trabalho é de autoria de alunos do IFNMG-Campus Araçuaí: Nauberth Nilo Borges, do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Iara Santos Pereira, da Engenharia Agrícola e Ambiental; Carla Pineda, do técnico integrado em Agrimensura; e Gabriela Lopes Antunes, do técnico integrado em Meio Ambiente. A orientação é da professora Lillian Melo.

Trata-se de um recorte do projeto de pesquisa e extensão Povos Indígenas do Vale do Jequitinhonha e Mucuri, desenvolvido no IFNMG-Campus Araçuaí desde 2018 e que conta com colaboradores externos, como indígenas da aldeia Cinta Vermelha Jundiba e a pesquisadora indigenista Geralda Soares.

O estudo premiado no SIC investiga discursos de discentes participantes do projeto e, para isso, apresenta relatos de experiências em que é possível identificar, por meio de práticas de letramento (leituras, resumos, interações virtuais), mecanismos enunciativos que demonstram a promoção de saberes sobre o histórico de colonização, povoamento e resistência dos povos indígenas do Vale do Jequitinhonha e Mucuri.

Segundo levantamentos feitos pelos autores, “o processo de colonização dessa região foi repleto de conflitos que extinguiram em massa populações indígenas, região marcada por cenários de inúmeros massacres de territórios e disseminação de ódio do branco europeu perante as populações indígenas que já habitavam as terras/matas desde o princípio”. Além de pesquisar sobre a história do processo de colonização no Vale do Jequitinhonha e Mucuri, os autores também recorreram a fontes bibliográficas sobre letramento como prática social.

Após a etapa de pesquisa bibliográfica, foram realizados cinco encontros síncronos, com a presença de pesquisadores indigenistas e povos indígenas, que compartilharam suas memórias de luta, resistência e cultura. Por fim, foi aplicado um questionário - com questões discursivas - para sete alunos participantes ativos do projeto, sendo dois deles indígenas, com o objetivo de refletir a respeito dos conhecimentos acionados.

Segundo os autores do trabalho, foi possível perceber, a partir dos relatos dos alunos, que as práticas de letramento possibilitaram-lhes “adquirir conhecimentos que causaram rupturas com o discurso colonizador e romantizado sobre os povos indígenas”. Outro destaque do projeto, segundo eles, foi dar lugar de falar aos povos indígenas, para compartilharem suas memórias, lutas e cultura.

Para mais informações sobre o trabalho, acesse o resumo do trabalho “Saberes sobre os povos originários do Vale do Jequitinhonha e Mucuri: relatos de experiências no IFNMG/Araçuaí”.

(Arte da capa: Ernani Calazans)