Portal IFNMG - PREMIADOS NO SIC: Estudo analisou a percepção dos servidores sobre os resíduos sólidos gerados no IFNMG-Campus Januária Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

PREMIADOS NO SIC: Estudo analisou a percepção dos servidores sobre os resíduos sólidos gerados no IFNMG-Campus Januária

Publicado: Sexta, 11 de Junho de 2021, 10h40 | Última atualização em Sexta, 11 de Junho de 2021, 10h45

“Resíduos sólidos e suas implicações: uma análise da percepção dos servidores do IFNMG-Campus Januária” foi o trabalho premiado em primeiro lugar no IX Seminário de Iniciação Científica (SIC) do IFNMG na área de Engenharias. O evento, realizado no mês de maio, premiou os três melhores trabalhos de cada uma das 12 áreas do conhecimento contempladas.

O trabalho é de autoria de alunos do IFNMG-Campus Januária: Diana da Mota Guedes, Bruno Mendes Ferreira e Maylda Gonçalves Barbosa, do bacharelado em Engenharia Agrícola e Ambiental; e Rebeca Viana Nogueira, do técnico em Meio Ambiente. A orientação é dos professores Antonio Fabio Silva Santos e Patrícia Conceição.

A pesquisa teve como foco uma questão que, segundo os autores, vem se tornando um desafio para os gestores e toda a comunidade envolvida com as instituições de ensino: a destinação dos resíduos sólidos gerados por suas atividades. Nesse contexto, o estudo objetivou “verificar a percepção dos servidores do IFNMG-Campus Januária sobre os resíduos sólidos e levantar informações sobre os tipos de resíduos gerados no campus”.

Na primeira etapa, os pesquisadores aplicaram um questionário semiestruturado para os servidores docentes e técnicos administrativos, num total de 60 entrevistados. O termo “resíduos sólidos” foi substituído por “lixo”, para simplificar a compreensão de quem estava respondendo.

Os servidores foram questionados a respeito da geração de resíduos sólidos em seus respectivos setores de atuação. Os resíduos que na visão dos servidores apresentam características para serem classificados como perigosos foram: calda de agrotóxicos utilizados em pesquisa; material biológico; material perfurocortante; descarte de reagentes químicos; lixo eletrônico e águas residuárias de análises químicas ricas em metais pesados.

O questionário aplicado também avaliou a percepção dos servidores sobre a coleta seletiva e sobre os projetos de conscientização/ sensibilização ambiental focados na temática dos resíduos sólidos no Campus Januária.

Os dados do levantamento foram tabulados e comparados com dados da literatura a fim de discutir a percepção sobre os resíduos sólidos e a periculosidade dos resíduos gerados em determinados setores. De acordo com os autores do tralho, foi evidenciada a “possibilidade de geração de resíduos perigosos no IFNMG-Campus Januária, sendo necessários estudos mais detalhados para diagnosticar e classificar os resíduos gerados”. Eles enfatizam a necessidade de “identificar a forma de gerenciamento dos resíduos em setores específicos no campus e propor adequações à luz da Política Nacional de Resíduos Sólidos”. O estudo apontou, ainda, a necessidade de se dar continuidade ao Projeto de Sustentabilidade Ambiental (realizado no Campus desde 2018) no Eixo dos Resíduos Sólidos e ampliar a divulgação e visibilidade do projeto.

Para mais informações, acesse o resumo do trabalho “Resíduos sólidos e suas implicações: uma análise da percepção dos servidores do IFNMG-Campus Januária”.

(Foto de capa: Diana Mota)

Fim do conteúdo da página