Portal IFNMG - PREMIADOS NO SIC: Trabalho investiga o uso de pó cerâmico como catalisador heterogêneo para a síntese de biodiesel Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 08 de Junho de 2021, 10h54 | Última atualização em Terça, 08 de Junho de 2021, 11h21

“Utilização de pó cerâmico como catalisador heterogêneo para a síntese de biodiesel” foi o trabalho premiado em primeiro lugar no IX Seminário de Iniciação Científica (SIC) do IFNMG na área de Ciências Exatas e da Terra. O evento, realizado no mês de maio, premiou os três melhores trabalhos de cada uma das 12 áreas do conhecimento contempladas.

O estudo é de autoria de Fernanda Barbosa Damaceno, que se formou em Licenciatura em Química no IFNMG-Campus Salinas no segundo semestre de 2020 e atualmente faz mestrado em Físico-química de Materiais da UFVJM; e de Jânio Santos Almeida, aluno de licenciatura em Química do Campus Salinas. O orientador é o professor do IFNMG Roberto Ananias Ribeiro.

Seguindo a linha de outras pesquisadas desenvolvidas no Instituto, algumas, inclusive, também premiadas no SIC, esse trabalho busca uma alternativa para um processo de produção ambientalmente favorável. Desta vez, o foco é a produção de biocombustível, uma fonte de energia renovável, que substitui o uso de combustíveis fósseis, como os derivados do petróleo, por exemplo. Por sua natureza orgânica, uma vez que é produzido a partir de fontes vegetais ou animais (gordura animal), o biodiesel é considerado não tóxico, ou seja, um combustível limpo.

No processo de produção do biodiesel, utiliza-se um catalisador, substância que estimula a reação química que permite a obtenção do produto. Esse catalisador pode ser homogêneo ou heterogêneo, como o pó cerâmico de óxido de cálcio (CaO), utilizado no estudo premiado. Conforme apontado na literatura consultada pelos autores, os catalisadores heterogêneos demonstram vantagens de uso, como pureza dos produtos obtidos, possibilidade de serem reutilizados e baixo consumo de água no processo.

O objetivo do trabalho foi “investigar a atividade catalítica de CaO obtido por precipitação alcalina na síntese do biodiesel a partir do óleo de pinhão-manso (Jatropha curcas) e metanol”. Como justificativa para a pesquisa, os autores defendem a importância de se obter “um catalisador heterogêneo por um processo de síntese diferente daquele encontrado na literatura”.

Os resultados dos experimentos apontam que o de óxido de cálcio apresentou boa atividade catalítica na reação de obtenção do biodiesel a partir de óleo de pinhão-manso e metanol. A expectativa dos pesquisadores é que os resultados do estudo possam “contribuir para a viabilidade do uso do óxido de cálcio para produzir biodiesel com pureza em ésteres metílicos”.

Para mais detalhes sobre os experimentos e os resultados, leia o resumo “Utilização de pó cerâmico como catalisador heterogêneo para a síntese de biodiesel”.

(Fotos de capa: Fernanda Barbosa Damaceno)