Portal IFNMG - Olimpíada de Inglês, ação que resultou em inclusão e democratização do ensino do idioma, fará parte do calendário do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 27 de Novembro de 2020, 16h28 | Última atualização em Terça, 29 de Dezembro de 2020, 07h55

Após o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) participar da 2ª Edição da Olimpíada de Inglês, promovida pela ChatClass, – plataforma que utiliza inteligência artificial para democratizar o ensino de inglês – os resultados da ação foram apresentados no Comitê de Ensino.

A comissão apontou que os resultados atendem às seguintes perspectivas: inclusão dos alunos e democratização do ensino do inglês, classificação dos discentes em posições de destaque e estabelecimento de que a Olimpíada de Inglês fará parte do calendário do Instituto.

A parceria do IFNMG com a ChatClass foi firmada a partir de um plano de trabalho proposto pelo Centro de Línguas (Celin) e pela Coordenação de Relações Internacionais (Crinter) do Instituto, contando com a articulação seguintes servidores: professor Pedro Augusto de Lima Bastos, coordenador da ação pelo Centro de Línguas (Celin) e coordenador pedagógico da Olimpíada; Roberta Silva, coordenadora da Crinter/IFNMG; e Thiago Lamonier (NCelin/Reitoria).

Como funcionou a Olimpíada

Entre os dias 01 de outubro e 02 de novembro, os professores de inglês dos 11 campi do IFNMG se engajaram a fim de motivarem os alunos a participarem do concurso. Ao todo, mais de 300 alunos da nossa instituição se envolveram com as atividades da nova ferramenta de ensino. O tema deste ano foi “We are the future of work”, e os discentes responderam a atividades diárias pelo WhatsApp.

“O que parecia um grande desafio tornou-se um grande aliado frente às dificuldades causadas pela pandemia. A chatclass despertou interesse entre os professores e alunos devido a sua praticidade e possibilidade de ser utilizado por meio da internet com pacote de dados”, afirmou o professor e coordenador pedagógico da ação, Pedro Bastos.

A participação do IFNMG na Olímpiada fez parte das Atividades Não Presenciais (ANPs), promovidas pela instituição, cujo trabalho articulado entre os vários setores oportunizou que os discentes tivessem acesso ao novo instrumento metodológico de aprendizagem da língua inglesa, que atendeu ao período de confinamento, mas que a partir de agora fará parte das aulas quando forem retornadas presencialmente.

IFNMG entre os seis premiados de Minas

julia estevesA ChatClass premiou 162 alunos no Brasil, sendo 6 de cada estado, nas categorias Ensino Fundamental e Médio divididas entre os níveis Iniciantes, Intermediário e Avançado. Ao todo 81 professores foram premiados, sendo 3 do estado de Minas Gerais. No IFNMG, a aluna Júlia Santana Esteves, do curso Técnico em Meio Ambiente, do Campus Diamantina, foi uma das seis premiadas do estado de Minas, sendo vencedora na categoria Ensino Médio Avançado. Outros alunos tiveram destaque entre os 50 classificados do estado em diversas categorias.Ao longo do ano letivo, os professores poderão utilizar as atividades da ChatClass como parte do processo de ensino e aprendizagem e, ainda, preparar para a edição da Olimpíada que acontecerá no próximo ano.

Leia a matéria “Aluna do IFNMG-Campus Diamantina conquista medalha na Olimpíada de Inglês 2020”.

Clique aqui para saber mais sobre a ChatClass.