Portal IFNMG - Notas dos cursos do IFNMG no Enade continuam melhorando; agronomia em Almenara alcança nota máxima Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 22 de Outubro de 2020, 10h21 | Última atualização em Sexta, 23 de Outubro de 2020, 09h09

Divulgado nesta semana, o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2019 confirma a gradual evolução dos cursos de graduação do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Como destaques, o curso de agronomia do Campus Almenara alcançou nota cinco, que é a nota máxima;  e os cursos de Engenharia Química do Campus Montes Claros, Agronomia do Campus Januária e Engenharia Florestal do Campus Salinas alcançaram a nota quatro. Em nível de comparação, somente 11% dos cursos das instituições de educação pública alcançaram a nota 5 e 30% a nota 4.

Neste ano, o ciclo avaliativo foi realizado basicamente com os cursos de agrárias, engenharias, saúde e áreas afins. Ou seja, não foram todos cursos do Instituto que foram avaliados.

Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enade é um prova realizada para avaliar o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação de todo o país, tanto das instituições públicas quanto privadas. Novamente, as públicas se destacaram com as melhores médias do conceito.

Segundo Roberto Marques Silva, diretor do Departamento de Ensino Superior do IFNMG, de maneira geral as notas das avaliações externas têm evoluído e a expectativa é que o Instituto consiga cumprir os objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) relacionados ao Índice Geral de Cursos (IGC) e do Conceito Enade até 2023, uma vez que os bons resultados obtidos  nesses indicadores demonstram o compromisso do IFNMG com a oferta de uma educação pública de qualidade.

Agronomia nota cinco

Os responsáveis por dar a nota máxima ao curso de Engenharia Agronômica do Campus Almenara foram os alunos da primeira turma, que começou em 2015 e se encerrou em 2019. O curso conta hoje com 131 alunos matriculados.

Segundo o coordenador do curso, professor Edimilson Alves Barbosa, essa nota máxima é  fruto da dedicação e comprometimento do corpo social do Campus Almenara, incluindo estudantes e servidores. “Destaco o seguimento de um plano pedagógico atualizado e voltado para as necessidades agronômicas da região do baixo Jequitinhonha e a nível nacional, com  metodologias de ensino e aprendizagem que vão além da exposição de conteúdo, com a inserção dos estudantes no cenário de aulas e vivências práticas desde o primeiro período, além oportunizar o contato com a pesquisa, o ensino e a extensão durante sua formação”, diz o coordenador, que destaca que todos os alunos que formaram no Campus já estão inseridos no mercado de trabalho ou seguindo o caminho da Pós-Graduação.

enade2