Portal IFNMG - De 26 a 28 de outubro, NEABIs do IFNMG promovem evento “Existir e Resistir”, com transmissão ao vivo pelo canal do Instituto Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

De 26 a 28 de outubro, NEABIs do IFNMG promovem evento “Existir e Resistir”, com transmissão ao vivo pelo canal do Instituto

Publicado: Quarta, 21 de Outubro de 2020, 10h39 | Última atualização em Terça, 27 de Outubro de 2020, 16h01

Os Núcleos de Estudos, Pesquisa e Extensão Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABIs) de todos os campi do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) promoverão nas tardes dos dias 26, 27 e 28 de outubro um evento online integrado para debater ações dos Núcleos e sobre questões relacionadas a racismo, feminismo, cultura, direitos e representatividade. 

A palestra de abertura, a roda de conversa e a mesa redonda serão transmitidos ao vivo pelo canal do IFNMG no Youtube, na segunda, terça e quarta-feiras, dias 26, 27 e 28 de outubro, das 15h às 17h. Todas as mesas serão mediadas por representantes dos NEABIs e contarão com interpretação em Libras.

É exigida inscrição apenas para a oficina “Quilombos no sertão: as construções da liberdade no Norte de Minas”, com o professor Johnisson Xavier, nos dias 26 e 27, das 18h às 19h30. Para se inscrever, clique aqui

Segundo a professora Mércia Otaviana, presidente da comissão organizadora do evento e membro externo do NEABI - Campus Montes Claros,  o evento visa discutir questões como  cultura, direitos, feminismos plurais, racismo Institucional, representatividade, decolonialidade, quilombolas e indígenas. “Através de falas de experiências, vivências, estudos e pesquisas do(a)s palestrantes convidado(a)s  onde serão debatidas as questões que constituem o tema da nosso evento, criando espaços de ocupação e demarcação de telas para fomentar a visibilidade desses sujeitos históricos”, diz Mércia. 

Programação

A palestra de abertura, sobre cotas e educação antirracista, será proferida pela professora e escritora Luana Tolentino e pelo Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Estudantis da UFMG, professor Rodrigo Edenilson, na segunda-feira, dia 26/10, das 15h às 17h. 

Na terça-feira, também das 15h às 17h, haverá a roda de conversa “Cultura afrobrasilidades e a cultura indígena”, com a professora do IFBaiano, Débora Mendel, e a professora do IFNMG - Campus Salinas, Renata de Oliveira. E no dia 28/10, também a tarde, a professora do Campus Salinas, Rosana dos Santos, e a cacique presidente dos Canoeiros Maxacali em Coronel Murta-MG, Patrícia Loyola, falarão sobre “Feminismo Negro”.

 neabi1

neabi1novo

neabi3

neabirodanovo

neabi

Fim do conteúdo da página