Portal IFNMG - Professor José Ricardo é designado reitor pro tempore do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Professor José Ricardo é designado reitor pro tempore do IFNMG

Publicado: Quarta, 21 de Outubro de 2020, 09h26 | Última atualização em Quarta, 21 de Outubro de 2020, 09h36

Reitor Jose Ricardo Martins da SilvaFoi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 21/10, a Portaria no 851/2020 do Ministério da Educação, com a designação do professor José Ricardo Martins da Silva para exercer o cargo de reitor pro tempore do IFNMG. O segundo mandato de José Ricardo como reitor do Instituto encerrou na data de ontem, 20/10.

Ele exercerá o cargo temporariamente enquanto o governo federal conclui a análise do processo eleitoral realizado no IFNMG neste ano, que culminou com a votação para a escolha do(a) novo(a) dirigente máximo(a) da Instituição para o mandato 2020-2024, no dia 12/08. Da votação da comunidade acadêmica – professores, servidores técnico-administrativos e alunos –, saiu vencedora, para o cargo de reitora, a professora Joaquina Aparecida Nobre da Silva. O resultado das eleições e demais documentos referentes ao processo eleitoral foram enviados ao Ministério da Educação no dia 24/08.

Em 2016, o professor José Ricardo também exerceu o cargo pro tempore por cerca de dois meses, após findar seu primeiro mandato e antes de ser reconduzido efetivamente ao cargo depois de reeleito pela comunidade acadêmica.

Transição

Prestes a encerrar um ciclo de oito anos à frente do IFNMG, a gestão de José Ricardo Martins da Silva preocupa-se em prestar contas do trabalho realizado durante o último mandato e preparar a transição para a nova gestão. Uma das iniciativas foi a recente publicação do “Relatório de prestação de contas (Mandato 2016/2020) e orientações gerais para transição”.

O documento apresenta sucintamente todas as pró-reitorias e diretorias sistêmicas, o que fizeram de mais relevante nos últimos anos, os impactos das ações de cada uma na sociedade e imagens de grandes obras e eventos, além de desafios, demandas e possibilidades para serem debatidos e implementados nos próximos anos.

Na carta de abertura do documento, o reitor José Ricardo destaca que os últimos anos fizeram o IFNMG alçar lugar de prestígio no Norte e Noroeste de Minas e nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e que foram vários os sentimentos neste período: “a euforia, pela oportunidade dada à Rede Federal de Ensino; a preocupação, diante dos problemas que se apresentavam à medida que a instituição expandia sua atuação; a coragem de não recuar, frente às dificuldades financeiras que ameaçavam o atendimento às demandas apresentadas; a gratidão, ao colher, mais tarde, os frutos do esforço empreendido em prol do ensino e da comunidade; o compromisso com a ética, que conduziu todas as nossas ações”.

José Ricardo também agradece toda comunidade escolar e manifesta seu desejo de que “o ensino, a excelência do conhecimento e a cidadania continuem norteando os trabalhos desta nobre Instituição”.