Portal IFNMG - No último episódio da temporada, Norteando Podcast trata do império do digital, seus impactos e a necessidade de encontrar o equilíbrio Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

No último episódio da temporada, Norteando Podcast trata do império do digital, seus impactos e a necessidade de encontrar o equilíbrio

Publicado: Segunda, 19 de Outubro de 2020, 15h35 | Última atualização em Terça, 17 de Novembro de 2020, 06h43

norteando 8Se ter a vida mediada pelas tecnologias e dispositivos digitais já era uma realidade inexorável antes da pandemia da Covid-19, o que dizer de nossa relação com o digital nos últimos meses? E dos impactos de horas paradas em frente às telas para nossa saúde física? É disso que trata o oitavo e último episódio da primeira temporada do Norteando Podcast, que está no ar. "O império digital: dos impactos à necessidade de equilíbrio" é o título do programa, que conta com a participação da educadora física Juliana Nobre e do fisioterapeuta e professor do IFNMG-Campus Janaúba Fábio Coutinho.

Quem conduziu os convidados nessa conversa foram os apresentadores Tainá Nogueira Nobre, aluna do técnico integrado em Informática do IFNMG-Campus Diamantina, e e Mikael Sousa Rocha, aluno de Sistemas de Informação do IFNMG-Campus Salinas. Estão em pauta as implicações da realidade atual, em que imperam as atividades mediadas pelo digital, para a saúde do corpo, passando por questões como sedentarismo e obsesidade, posturas corporais e ergonomia, impactos para os olhos e a visão. 

"Desde antes da pandemia, já tínhamos um tempo de tela maior do que o recomendado", comenta Juliana Nobre, que é doutoranda em Ciências Fisiológicas, em referência a recomendações de órgãos como a Organização Mundial da Saúde e aà Sociedade Brasileira de Pediatria. "Com a pandemia, temos visto, na literatura, um aumento de 25 a 50% do tempo de tela, independentemente das fases de idade", acrescenta. E lembra que as consequências disso vão além das implicações físicas: "A tela, agora, está fazendo esse papel de interação social".

Os convidados pontuaram a conversa com dicas para os ouvintes, no sentido de tornar as longas horas de atividades na frente das telas menos comprometedoras para a saúde, como paradas periódicas, alongamentos básicos, posturas adequadas e formas de posicionar os equipamentos. E foram unânimes em insistir em um ponto: a necessidade de equilíbrio.

Com a retomada dos calendários letivos no IFNMG, excepcionalmente, por meio de atividades não presenciais, o professor Fábio conta que tem procurado frisar essa postura de equilíbrio junto a seus alunos, em especial àqueles que estão às vésperas de exames de acesso ao ensino superior.  "Muitas vezes, esse aluno não tem tempo nem para a própria família", comenta. Fábio explica que cobra de seus alunos-orientandos que lhe apresentem um cronograma de estudos, incluindo intervalos de tempo para estar com a família e dedicar-se a outras atividades, como exercícios físicos. 

E você, também compartilha dessas preocupações a respeito do momento que estamos vivendo? Então ouça o oitavo episódio do Norteando Podcast e, quem sabe até, repense sua própria postura. 

Acesse em:
- Spotify
- Castbox
- Youtube
- Apple Podcasts
- Podcast do Google

Não deixe de acessar a página do podcast no Instagram: www.instagram.com/norteando.ifnmg/.

O Podcast Norteando é integralmente produzido pelos alunos do IFNMG bolsistas do projeto de extensão coordenado pela Coordenação de Comunicação do Instituto.

Conheça a atuação da equipe do oitavo episódio:

Norteando #8 – O império digital: dos imactos à necessidade de equilíbrio, com a educadora física Juliana Nobre e o fisioterapeuta e professor do IFNMG-Campus Janaúba Fábio Coutinho 
Apresentação: Tainá Nogueira Nobre (aluna do técnico integrado em Informática - Campus Diamantina) e Mikael Sousa Rocha (aluno de Sistemas de Informação - Campus Salinas).
Produção:  Giovana Martins Rabelo (aluna de Engenharia Química - Campus Montes Claros) e Jhonata Soares David Batista (aluno do técnico integrado em Informática para Internet - Campus Januária).
Edição:
 Mikael Sousa Rocha e Jhonata Soares David Batista. 

Fim do conteúdo da página