Portal IFNMG - No 6º episódio do Podcast Norteando, convidados conversam sobre a importância de pensar e investir na carreira profissional Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 09 de Setembro de 2020, 19h38 | Última atualização em Quinta, 10 de Setembro de 2020, 09h51

Podcast 6Passados seis meses desde o início da pandemia do novo coronavírus no Brasil, a maneira de olhar para a carreira profissional mudou. Novos fatores agora passaram a ser levados em conta no processo de escolha, manutenção ou renúncia de uma trajetória profissional: os pontos positivos e/ou negativos do home office, a adaptação às novas tecnologias, inteligência emocional, valorização dos sonhos, entre outros aspectos.

Esses foram os assuntos debatidos no 6º episódio do Podcast Norteando, que contou com a participação da jornalista e professora universitária Maria Fernanda Ruas Abreu Marques Moura e do servidor Rafael Farias Gonçalves, diretor de Gestão de Pessoas do IFNMG. Sob a mediação das apresentadoras Giovana Rabelo e Tainá Nobre, o bate-papo é uma verdadeira aula para quem quer investir na carreira profissional.

Tempo e carreira profissional

Para o diretor de Gestão de Pessoas do Instituto, a relação entre o tempo e a carreira profissional é o que pode determinar bons resultados no futuro. Mas o servidor destaca: “O tempo é uma condição que a gente não domina. A pandemia veio e nos colocou contra o tempo ou contra o modelo de tempo que nós tínhamos antes”.

A jornalista Maria Fernanda revela que aproveitou o fato de ter que ficar mais em casa por causa da pandemia para repensar sua carreira. “Eu sou apaixonada pelo jornalismo, está na minha veia, mas quando eu comecei a pensar que eu iria me casar, futuramente eu pretendia ter filhos, eu vi que eu tinha que mudar um pouco o meu trabalho”, conta Maria Fernanda.

Essa mudança, para o diretor Rafael Farias, não necessariamente representa um abandono da carreira, mas, sim, caminhos que podem estar conectados com quem estabelece um propósito de vida. “O jovem tem que focar e buscar um propósito de vida, para a trajetória da minha vida: aquilo que eu sou, aquilo que eu gosto de fazer, aquilo que me dá prazer, aquilo que me representa no mundo. E aí tudo o que a gente faz no entorno da carreira, as mudanças que a gente faz, de alguma forma também estarão conectadas com esse propósito”, explica.

E você, o que está pensando sobre a sua carreira profissional? Já escolheu com o que quer trabalhar? A pandemia fez você mudar de ideia? Ouça o sexto episódio e perceba que você não está sozinho nessas divagações.

Acesse em:
- Spotify
- Castbox

E se quiser participar, envie comentários em texto ou áudio para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Não deixe de acessar a página do podcast no Instagram: www.instagram.com/norteando.ifnmg/.

O Podcast Norteando é integralmente produzido pelos alunos do IFNMG bolsistas do projeto de extensão coordenado pela Coordenação de Comunicação do Instituto.

Conheça a atuação da equipe no quinto episódio:

Norteando #6 – Tempo para pensar e investir na carreira profissional com Maria Fernanda Ruas e Rafael Gonçalves
Apresentação: Giovana Martins Rabelo (aluna de Engenharia Química - Campus Montes Claros) e Tainá Nogueira Nobre (aluna do técnico integrado em Informática - Campus Diamantina).
Produção e Edição: Jhonata Soares David Batista (aluno do técnico integrado em Informática para Internet - Campus Januária) e Mikael Sousa Rocha (alulno de Sistemas de Informação - Campus Salinas).