Portal IFNMG - Começa nesta quarta o III Encontro da Assessoria Pedagógica do IFNMG; evento será online e terá como principal temática a educação não presencial Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Começa nesta quarta o III Encontro da Assessoria Pedagógica do IFNMG; evento será online e terá como principal temática a educação não presencial

Publicado: Terça, 01 de Setembro de 2020, 13h37 | Última atualização em Quarta, 02 de Setembro de 2020, 09h05

Servidores dos campi e Reitoria do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) que atuam nos núcleos pedagógicos ou em outros setores relacionados ao processo pedagógico se reunirão de forma virtual nesta quarta, quinta e sexta-feiras, dias 02, 03 e 04 de setembro, para o III Encontro da Assessoria Pedagógica do IFNMG.

A educação não presencial e o ensino remoto serão os principais temas a serem debatidos. Todos os dias o evento será iniciado com um momento cultural. No encerramento, será eleita a nova comissão de articulação da Assessoria Pedagógica e apresentada a Carta do Encontro.

As inscrições podem ser realizadas gratuitamente no portal do evento: https://www.even3.com.br/eapifnmg2020/. Para acesso às atividades do Encontro, após a inscrição, os servidores deverão clicar na aba de "transmissão online" e clicar em "Acessar videoconferência”. O Encontro é realizado pela Comissão de Articulação da Assessoria Pedagógica em parceria com a Pró-reitoria de Ensino (Proen).

Desafios do momento

"O propósito é que este evento contribua para que os membros da assessoria pedagógica possam, a partir dos conceitos, reflexões e das normatizações atuais sobre o tema 'educação não presencial', compreender a dimensão desta migração de ensino - do presencial para o não presencial - e suas implicações para o fazer dos pedagogos e técnicos em assuntos educacionais, no suporte e orientação ao corpo discente e docente da Instituição", explica a pedagoga do Campus Araçuaí Aneuzimira Caldeira Souza, a Neca, uma das organizadores do encontro. 

Segundo ela, os desafios que o momento impõe a esses profissionais são muitos, a começar pela imprevisibilidade. "Ninguém estava preparado para esta nova situação, o acompanhamento que era feito de forma presencial, passou a ser feito de forma virtual. Situação que requer uma estrutura muito diferente da que estávamos acostumados", conta Neca. "A falta do contato presencial com colegas e público a ser atendido gera uma sensação de muita insegurança e gera muito mais trabalho", acrescenta. Outra situação que, segundo a pedagoga, tem sido a causa de muito estresse entre os profissionais da área são as constantes mudanças na legislação durante o período da pandemia. 

 

Confira, abaixo, a programação do III Encontro da Assessoria Pedagógica do IFNMG:

programacao encontro

Fim do conteúdo da página