Portal IFNMG - Apresentada a primeira defesa do mestrado em educação profissional e tecnológica do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Apresentada a primeira defesa do mestrado em educação profissional e tecnológica do IFNMG

Publicado: Quinta, 30 de Julho de 2020, 14h57 | Última atualização em Quinta, 30 de Julho de 2020, 15h01
imagem sem descrição.

A mestranda Hélida Cristine Santos Mendes Barroso apresentou na última sexta-feira (24/07) a primeira defesa de um projeto de pesquisa do Mestrado Profissional e Tecnológico do IFNMG, o ProfEPT. Devido a pandemia do coronavírus, a defesa foi realizada por videoconferência. 

A aluna ingressou na primeira turma do Mestrado através do processo seletivo de 2018 e os colegas de turma seguirão apresentando as defesas ao longo deste segundo semestre de 2020. Hélida, que é advogada e especialista da educação básica, desenvolveu durante dois anos a pesquisa intitulada “A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no Curso Técnico de Enfermagem do IFNMG: (re) significando a percepção dos alunos em relação à comunicação com os surdos na atenção à saúde”, que aborda a relação entre os técnicos de enfermagem e os surdos.

Para Hélida, a defesa do Mestrado foi a realização de um sonho. “Sempre quis estudar em uma instituição pública que tivesse compromisso com ruptura da desigualdade social e promovesse uma educação integral e inclusiva, e que seus professores fossem altamente capacitados e comprometidos com o desenvolvimento social e cultural de seus alunos. Encontrei tudo isso no IFNMG”, destaca.

A apresentação contou com a presença dos professores Suzana Alves Escobar (IFNMG - Campus Januária) e Daniel Antunes Freitas (Unimontes - Montes Claros) na banca de defesa. Além destes, também participaram o coordenador do mestrado ProfEPT, Admilson Prates, professores e mais de 40 pessoas de várias regiões, incluindo intérpretes de Libras, para acessibilidade dos convidados surdos.

O professor Caio Wetterich, orientador da aluna no projeto, afirma que “foi um momento muito gratificante por se tratar da primeira defesa de mestrado do programa ProfEPT e ter a presença de todo esse público que considerou o trabalho desenvolvido pela aluna muito bom e de extrema importância para a comunidade surda”.

Para o orientador, a defesa representa um marco para todo o corpo docente do programa de mestrado ProfEPT que vem trabalhando de forma ativa para sua consolidação nos últimos anos. “Foi um momento satisfatório para todos fortalecendo ainda mais o mestrado ProfEPT. E, a apresentação online permitiu que professores e colegas de diversos campi e cidades pudessem acompanhar a defesa de mestrado”, enaltece.

Projeto desenvolvido

Caio Wetterich explica que após um levantamento inicial verificaram a necessidade de capacitar os estudantes dos cursos técnicos de enfermagem do IFNMG com relação aos conteúdos básicos de Libras, para poderem oferecer aos surdos um atendimento mais individualizado, sem a presença de intérpretes ou acompanhantes.

O próximo passo é a publicação do e-book, desenvolvido como produto educacional do mestrado profissional. “Trata-se de um guia interativo que contém as unidades trabalhadas no curso, possibilitando a outras instituições utilizá-lo ou mesmo adaptá-lo às suas necessidades. Também, iremos publicar os resultados do trabalho desenvolvido em meios científicos”, explica Caio.
Hélida espera que o seu projeto possa estar presente nos cursos e fazer a diferença para os surdos. “Quem sabe o trabalho possa instigar os cursos dos institutos federais a reformularem seus Projetos Pedagógicos dos Cursos - PPCs para inserir a Libras com disciplina curricular”, finaliza.

 O ProfEPT

Ofertado em rede nacional em todos estados e dezenas de Institutos, o mestrado ProfEPT tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado pertinentes à educação profissional de nível médio ou em espaços não-formais.

No IFNMG, o curso é ofertado desde 2018 na modalidade semipresencial, com encontros quinzenais no Campus Montes Claros.

Fim do conteúdo da página