Portal IFNMG - Mensagem do reitor sobre o processo eleitoral no IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Mensagem do reitor sobre o processo eleitoral no IFNMG

Publicado: Quarta, 29 de Julho de 2020, 21h16 | Última atualização em Quarta, 29 de Julho de 2020, 21h16

 

Saudações a toda comunidade do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais.

Nesse momento de crise sanitária, espero que essa mensagem encontre a você e sua família em segurança e saúde.

Como é de conhecimento amplo, nossa instituição está em pleno processo para escolha dos diretores gerais e do futuro reitor ou reitora! 

A forma como escolhemos nossos dirigentes é um direito que nos foi garantido por lei. Porém, como visto recentemente, é também algo que vem sendo questionado e ameaçado. 

Para além disso e para além dos muros de nossa instituição, há outras questões igualmente desafiadoras. 

Cito por exemplo o próprio contexto de pandemia e os impactos nos serviços que prestamos à sociedade. 

Assim, os novos gestores eleitos terão muito trabalho. Trabalho esse que exigirá que se una e pacifique o IFNMG, para que tenhamos o ambiente adequado para o diálogo que mais do que nunca será essencial.

Com essas preocupações em mente me dirijo a toda a comunidade e em especial aos candidatos e candidatas,  com o clamor  para que se envolvam no processo eleitoral de forma sadia e sempre em torno do debate de ideias. 

Não há necessidade de desconstrução de reputação ou de pessoas. 

Há sempre alguns apoiadores mais entusiasmados que no calor do processo fazem referências aos adversários que deixam feridas e essas podem ser de difícil cicatrização.  Por favor, oriente-os para não fazer isso. 

Até aqui temos construído um IFNMG de excelência. Uma instituição da qual todos nós temos muito orgulho. 

Sinto-me especialmente orgulhoso por vocês terem me concedido o privilégio de dirigir esse instituto nos últimos 8 anos. Muito obrigado por isso. 

Nosso IFNMG brilha nos sertões das gerais e dos vales. Está na hora de nossa política interna estar a altura de nossa instituição. Tenhamos, todos nós, isso em mente.

Justamente por respeito a isso, resolvi não me envolver pessoal e diretamente no processo eleitoral. Sim, tenho uma candidatura de preferência e votarei nela com convicção, mas meu voto representa o mesmo do que qualquer outro voto. Tenho amigos apoiando a ambos candidatos a reitor. Tenho pessoas de minha estrita confiança, tanto que ainda ocupam cargos dessa natureza aqui na reitoria e nos campi, que estão  temporariamente postos como adversários.

 Espero que essa divisão seja apenas política e temporária e que no dia seguinte estejamos juntos novamente em torno de um bem maior que é o nosso IFNMG e tudo o que ele representa para essa nossa região tão sofrida. 

Não podemos sair fragilizados de algo tão bom quanto o exercício da democracia. Democracia essa que, lembro, ainda está sob ameaça. .

Por isso, peço àqueles que estão mais diretamente envolvidos nas coordenações das campanhas que tenham a instituição IFNMG  e a educação pública, gratuita e de qualidade referenciada como objeto maior desse  momento ímpar. Tenhamos cuidado para não permitir ofensas às pessoas e reputações. 

O cerne de nosso instituto são as pessoas. Não são os prédios. Não são as máquinas. São as pessoas, de tal forma que ao  ofendê-las e diminuí-las estaremos ofendendo e diminuindo nossa instituição.  

Agora, falando desses meus anos como reitor, não posso mentir. Tenho orgulho do trabalho que realizamos. Tenho orgulho de nossos avanços. Erramos muito, mas penso que os acertos foram em número muito maior. 

Já é lugar comum dizer que nada foi feito sozinho. Não foi feito mesmo. Tínhamos um rumo, pessoas certas nos lugares certos e um quadro de servidores do melhor nivel possível. Muito obrigado pelo trabalho de todos.

Despeço-me compartilhando com todos uma lembrança que está forte em minha mente nos últimos dias. O dia mais feliz da minha carreira profissional não foi o dia que ganhei as eleições para reitor. Foram os dias que passei no concurso para ser técnico-administrativo em educação e professor. É isso que sou! Servidor dessa casa!

Com essa lembrança em mente, dirigirei meus últimos esforços como reitor para orientar a minha equipe que faça todo o esforço necessário para organizar o processo de transição, independentemente de quem sejam os  vencedores e os  vencidos. 

Que tudo seja feito com eficiência, transparência e, especialmente, serenidade.

Fiquem com Deus! E um abraço fraterno a todos e todas.

Professor José Ricardo Martins da Silva

Reitor do IFNMG

 

Fim do conteúdo da página