Portal IFNMG - Acompanhe as atrações do 1º Encontro Virtual de Artes, com diversas palestras e atividades culturais Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 29 de Julho de 2020, 08h45 | Última atualização em Quarta, 29 de Julho de 2020, 09h33

A Bilbioteca Iraci Heringer Lisboa, do IFNMG - Campus Salinas, está promovendo de 27 a 31 de julho o 1º Encontro Virtual de Artes, com atividades gratuitas transmitidas pelo Google Meet, no link https://meet.google.com/ina-vpxb-nwq.

Com o tema “Dos acordes da vida: A arte como ferramenta do viver”, o evento conta com palestras, atividades culturais, cursos e relatos de artistas, professores, pesquisadores e estudantes do IFNMG e de outras instituições.

Toda a programação pode ser encontrada neste arquivo ou no portal do evento, que indicam também o link para o formulário de inscrição em cada atividade, caso o participante queira obter uma declaração de participação. Todos os eventos contarão com interpretação em Libras e serão gravados para posterior utilização com fins acadêmicos. Os participantes podem apresentar perguntas e comentários pelo chat, que serão encaminhados pelo moderador de cada momento.

As palestras serão, dentre outros temas, sobre processo criativo, arte negra, formação do artista, dança e reconhecimento do corpo feminino, processos de escrita, música popular, teatro, arte indígena e educação e cultura. As apresentações e atividades culturais serão com música, poesia e dança. Os cursos serão sobre arte digital e outro sobre maquiagem artística.

O evento é coordenado pela bibliotecária Sabrina Oliveira e conta na organização com os servidores Alex Campos e Jamerson Rezende e os estudantes Cristina Mendes, Lucas Sarmento, Rafael Oliveira, Samuel Barbosa e Marina Oliveira; e com o apoio do NEABI do Campus Salinas, do NEABI e da Pró-Reitoria de Extensão.

Segundo o professor de artes Jamerson Rezende, que também é artista visual e designer gráfico, eventos como este são importantes para que a arte se faça presente em nosso cotidiano e no cenário de discussão das transformações que a sociedade está experimentando. “A arte deve criar espaços de encontro com o outro, para troca de experiências e visões de mundo. E sendo uma linguagem, ela está sempre se adaptando às novas condições da realidade em que se insere, como ocorre em todos momentos históricos”, disse Jamerson, que destacou a proposta do Encontro: “produtores e produtoras de arte falando sobre seu processo criativo, suas referências e trocando vivências artísticas com um público mais amplo, para além de limites físicos que os ambientes artísticos tradicionais muitas vezes impõem".

fundo encontro salinas