Portal IFNMG - Professores do IFNMG farão palestras na edição digital do Campus Party, evento mundial que será realizado de 09 a 11 de julho Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Professores do IFNMG farão palestras na edição digital do Campus Party, evento mundial que será realizado de 09 a 11 de julho

Publicado: Segunda, 06 de Julho de 2020, 22h35 | Última atualização em Segunda, 06 de Julho de 2020, 22h45
imagem sem descrição.

A Campus Party é considerada o maior evento de inovação e tecnologia do mundo. Existe há 22 anos, já foi realizado em 15 países e contabiliza mais de 80 edições. No Brasil, a Campus Party está presente há 13 anos e já percorreu cidades como São Paulo, Paraná, Bahia, Goiás, Brasília, Rondônia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Minas Gerais.

Neste ano, a inovação não será apenas tema das palestras. O próprio evento teve que inovar para realizar a edição 2020. Por causa da pandemia do novo coronavírus, pela primeira vez em sua história, a Campus Party será realizada em formato digital. A Campus Party Digital Edition será 100% on-line e ocorrerá simultaneamente em mais de 30 países entre os dias 09 e 11 de julho.

Toda a programação é gratuita e contempla abordagens multidisciplinares sobre inovação e criatividade a partir do tema “Reboot the Planet”, que significa reiniciar o planeta. Serão centenas de eventos transmitidos ao vivo com palestrantes nacionais e internacionais, além de conteúdos on-line, entrevistas, painéis, workshops e networking durante três dias de experiências ao vivo e sob demanda, ou seja, cada pessoa poderá buscar os eventos dos quais quer participar.

Para se inscrever, basta acessar o site https://brasil.campus-party.org/ e fazer um cadastro simples. O evento ainda emitirá certificados.

IFNMG na Campus Party 2020

Integram a programação da Campus Party 2020 mais de dois mil palestrantes de diferentes países e das mais diversas áreas, entre eles, dois professores e uma professora do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG): Felipe Mota, Daniel Maia e Cleiane Oliveira.

O professor Felipe Mota considera a Campus Party um evento fantástico, que incentiva a inovação e o empreendedorismo. “É uma verdadeira imersão no mundo tecnológico. Este novo formato é muito interessante, pois possibilita que o evento alcance a todos. Até aqueles que não teriam condições financeiras de participar agora podem! Confesso que estou curioso para saber como será essa nova forma de imersão e como o público irá reagir, mas acredito que o objetivo do evento será cumprido”, destaca o professor.

Quem também está apostando nesse novo formato é o professor Daniel Maia. Ele também concorda que o evento digital vai permitir que mais pessoas participem. “Haverá a oportunidade de mais pessoas participarem de ótimas palestras no conforto de casa. Isso irá agregar novos conhecimentos e muito valor ao currículo profissional dos participantes. Tenho certeza que será uma experiência incrível, já que a organização do evento é muito empenhada em trazer os melhores conteúdos para os participantes do evento”, afirma.

Cleiane diz que está ansiosa para poder contribuir em um evento dessa magnitude, apresentando o conhecimento adquirido na academia de uma forma acessível à comunidade. Sobre a sua participação, ela explica que irá abordar como diversos sistemas conseguem fazer recomendações assertivas, "por exemplo, quando o YouTube recomenda vídeos da minha preferência ou o Instagram organiza o meu feed com o conteúdo que eu mais aprecio. Apresentarei as técnicas de inteligencia artificial mais utilizadas e seus principais desafios. Será um convite para ingressar na área de estudo de inteligência artificial", aponta a servidora. 

Saiba mais informações sobre as palestras e os professores do IFNMG

CleianeCleiane Oliveira
Palestra: "Como adivinharam o que eu queria?" - Inteligência artificial e os Sistemas de Recomendação | Data: 09/07/2020, das 17h35 às 18h – Palco Living Better.

“Nesta palestra, abordaremos as principais técnicas de inteligência artificial utilizadas nos sistemas de recomendação para predizer preferências dos usuários. Discutiremos também quais são os principais desafios, tendências e ferramentas para quem quer começar na área”, Cleiane Oliveira.

Quem é Cleiane Oliveira?
Mestre em Ciência da Computação, pesquisa o funcionamento dos Sistemas de Recomendação e propôs em sua dissertação uma arquitetura com algoritmos de inteligência artificial para o uso de recomendação de preferências dos usuários. É professora do IFNMG-Campus Januária, atua na área de Informática e suas linhas de pesquisa são: Banco de Dados, Inteligência Artificial, Interface homem computador e Desenvolvimento de Software.

  

DanielDaniel Maia
Palestra: Ensino de Programação com a Linguagem Python | Data: 11/07/2020, das 19h às 19h30 – Palco New Horizons.

“Essa palestra tem o objetivo de criar uma discussão sobre o ensino de programação utilizando a linguagem Python. Como a linguagem pode ser utilizada nos cursos introdutórios de programação? Qual a experiência do ministrante com o uso da linguagem em cursos técnicos de nível médio (2º ano do ensino médio)? Quais estratégias podem ser utilizadas estimular o interesse dos alunos no aprendizado de programação? Além de apresentar conceitos básicos da linguagem, e vários exemplos para ilustrar o tema (ensino de programação), serão apresentadas ferramentas utilizadas para o estudo da linguagem Python. O público-alvo será professores de ensino fundamental e/ou médio de escolas públicas”, Daniel Maia.

Quem é Daniel Maia?
Empreendedor, palestrante e professor do IFNMG. Iniciou sua trajetória profissional aos 13 anos como instrutor de informática e desenvolvedor web. É mestre em Informática pela Universidade de Brasília (UnB); Especialista no desenvolvimento de aplicações para internet e no projeto de Bancos de Dados Relacionais e Não-Convencionais(NoSQL).

 

Felipe MotaFelipe Mota
Palestra: Como Usar a Internet das Coisas para Alavancar seus Negócios | Data: 11/07/2020, das 19h35 às 20h – Palco Work Life.

“Esta palestra visa apresentar o cenário do mundo 4.0, baseado no conceito de Internet das Coisas e como o mesmo pode auxiliar no desenvolvimento da empresa. Serão abordados temas como Outcome Economy, Crescimento Econômico Exponencial e seus "6Ds" e Low Touch Economy. Perceberemos a necessidade da digitalização da empresa, principalmente agora neste mundo que vivencia a pandemia do novo Coronavírus”, Felipe Mota.

Quem é Felipe Mota?
Professor do IFNMG - Campus Januária e Líder do Grupo de Pesquisa em Engenharia, Eletrônica e Computação, E2C. Formado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, é mestre em Engenharia Elétrica pela UFMG e atualmente cursa o doutorado em Engenharia Elétrica na UNICAMP. Atua com cursos do eixos de Ciência da Computação, Administração e Construção Civil. 

No Brasil, ocorrerão três edições nacionais simultâneas, sendo elas: 
- Campus Party Digital Brasília
- Campus Party Digital Goiás
- Campus Party Digital Transire Amazônia

Os professores do IFNMG participam da Campus Party Digital Brasília. Saiba mais em: https://brasil.campus-party.org/

Fim do conteúdo da página