Portal IFNMG - Campus Arinos promove a XII Semana do Meio Ambiente com programação virtual Ir direto para menu de acessibilidade.

Campus Arinos promove a XII Semana do Meio Ambiente com programação virtual

Publicado: Terça, 02 de Junho de 2020, 08h18 | Última atualização em Segunda, 29 de Junho de 2020, 08h17

semana meio ambienteO IFNMG-Campus Arinos realiza entre os dias 03 e 06 de junho a Semana do Meio Ambiente, como forma de celebrar o dia mundial do meio ambiente, instituído em 05 de junho. Na sua décima segunda edição e com o tema Biodiversidade, o evento contará com lives, cursos a distância, concurso de fotografia e chamadas para postagens no Instagram e no Facebook ligadas ao projeto de extensão “Pedais do Sertão”.

O objetivo da Semana é sensibilizar a sociedade sobre os problemas ambientais e a necessidade de preservação dos recursos naturais. No caso específico do Campus Arinos, mobilizar a comunidade acadêmica e a população de sua área de abrangência.

Anualmente, as escolas brasileiras, em especial as do ensino básico e médio, comemoram o dia mundial do meio ambiente. No IFNMG-Campus Arinos, diversas atividades sempre são realizadas, entre elas, palestras técnicas, minicursos, caminhadas, apresentações culturais e passeio ciclístico.

“Para 2020, toda a equipe de organização da Semana planejou as ações para ocorrerem a distância, levando em consideração o momento de isolamento mundial que vivemos, ocasionado pela pandemia”, destacou Reginaldo Proque, presidente da comissão organizadora da Semana.

Confira a programação completa da Semana abaixo ou em https://www.even3.com.br/xiisemanademeioambiente/, e acompanhe as redes sociais do Campus Arinos.

Lives no Instagram do Campus Arinos (@ifnmg.arinos)

• 03/06 às 18h - Sistemas Agroflorestais Biodiversos, com Juã Pereira, biólogo e agricultor e proprietário do Sítio Semente, em Brasília, e mediação de Ianna Santana, professora do IFNMG-Campus Arinos;
• 04/06 às 10h30 - Permacultura no dia a dia, com Mayan Maharishi e Euro Enrique Caetano, educador ambiental e educadora do campo, e mediação de Marcos Pacheco, professor do IFNMG-Campus Arinos;
• 04/06 às 18h- Sistema Estadual do Meio Ambiente e Biodiversidade, com Maria Isabel Dantas, engenheira florestal e analista ambiental do Instituto Estadual de Florestas, e mediação de Gabriel Muller, professor do IFNMG-Campus Arinos;
• 05/06 às 18h - Agricultura e meio ambiente: desafios para a conservação da biodiversidade, com Luiz Felippe Salemi, professor da UNB na área de ecologia, hidrologia e manejo de ecossistemas, com mediação de Diorny Reis, professor do IFNMG-Campus Arinos.

Live no Instagram de Ludmilla Baru (@ludmillabaru)

• 06/06 às 19h – Live musical Diversidade cultural pela biodiversidade, com a cantora Ludmilla Baru.

Concurso de fotografia Hora da Natureza

Tendo em vista o período de distanciamento social, pede-se que as fotos sejam tiradas da janela, área ou quintal das casas dos participantes. Abaixo, as regras:
• A foto deve ser de autoria própria. Podem participar alunos, servidores e terceirizados do IFNMG-Campus Arinos;
• A foto deve mostrar vegetação ou animais típicos do cerrado;
• É obrigatório postar a foto no Instagram, marcar o perfil oficial do Campus Arinos (@ifnmg.arinos) e inserir as hashtags #HoraDaNatureza e #DaMinhaJanelaIFNMG, até o dia 05 de junho;
• As duas fotos com maior número de curtidas ganham prêmios: um bolo da confeitaria DasLu para o primeiro colocado e uma cesta de produtos da Copabase para o segundo;
• O resultado será divulgado no dia 06 de junho durante a live da cantora Ludmilla Baru, às 19h, no Instagram @ludimillabaru e, posteriormente, no  @ifnmg.arinos.

Cursos a distância

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, serão ofertados dois cursos a distância: Sistemas Florestais Biodiversos e Compostagem e Vermicompostagem. Ambos ocorrerão pela plataforma Google Meet e para realizar a inscrição o interessado deve acessar https://www.even3.com.br/xiisemanademeioambiente/ . No mesmo link, é possível ter acesso ao conteúdo dos cursos e saber quem serão os professores.

Pedais do sertão

Como este ano não haverá o passeio ciclístico - que estaria em sua nona edição, geralmente reunindo mais de 200 pessoas para percorrer cerca de 10 quilômetros -, foi sugerida a postagem de fotos e vídeos de atividades ciclísticas em Arinos. As postagens devem ser feitas utilizando a #IXPasseioCiclisticoPeloMeioAmbiente2020 e marcando a conta do Projeto Pedais do Sertão no Facebook (www.facebook.com/PedaisdoSertao) ou pelo Instagram, marcando a conta do Campus Arinos (@ifnmg.arinos), até o dia 05 de junho.

Fonte: www.ifnmg.edu.br/arinos