Portal IFNMG - Boletim mostra os casos confirmados e as mortes em decorrência da covid-19 em municípios da área de abrangência do IFNMG; veja os números dessa quarta-feira Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 22 de Maio de 2020, 18h49 | Última atualização em Quinta, 28 de Maio de 2020, 17h17

O IFNMG está produzindo um boletim que reúne os casos confirmados e as mortes em decorrência da covid-19 na área de abrangência do Instituto, que inclui as mesorregiões Norte e Noroeste de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Os boletins estão sendo publicados às segundas, quartas e sextas-feiras.

O trabalho, que tem sido realizado de maneira colaborativa, envolve servidores dos campi Diamantina e Pirapora e faz parte do projeto “Medidas de apoio e suporte propostas pelo IFNMG-Campus Diamantina em atenção à comunidade local para o enfrentamento da covid-19”.

De acordo com o professor Bruno Lopes de Faria, coordenador dos cursos técnicos de Informática do Campus Diamantina, o boletim visa facilitar o acesso aos dados oficiais gerados pelas secretarias de saúde sobre os casos de covid-19 e colaborar com a antecipação de ações para combater a pandemia. “Também contribui para alertar a população a respeito do aumento do número de casos e cidades mais afetadas”, destaca o professor, que está à frente dessa ação.

A equipe de trabalho também é composta pela professora de matemática Denise Mendes Santos, pela produtora cultural e representante do Núcleo de Comunicação do Campus Diamantina, Hannah Serrat de Souza Santos, e pelo professor de geografia Wallace Magalhães Trindade, do Campus Pirapora.

Dia 27 covid

Monitoramento

O boletim de situação COVID-19 IFNMG combina recursos de geoprocessamento com linguagens de programação para monitorar a covid-19 nas região de abrangência do Instituto.”Foi desenvolvido um algoritmo, em linguagem computacional, que automatiza a coleta, integração e filtragem dos dados nacionais de covid-19 para nossa região. Em seguida, é feito o geoprocessamento dos dados, para a representação visual em forma de mapas”, explica Bruno.

Para o professor de geografia Wallace, do Campus Pirapora, não há dúvidas de que é mais fácil ler dados por meio de mapas. Inclusive, o docente aponta que começou desenvolvendo esse trabalho de mapas nas aulas de cartografia. "Há vários grupos de geógrafos que estão elaborando mapas com informações que precisam ser facilitadas para a população. Trata-se de uma ação integrada, porque sabemos que os mapas são mais visuais e promovem a espacialização da informação", ressalta o servidor.

A fonte dos dados que alimenta o boletim provém da base de dados elaborada pelo Brasil.IO, a partir dos boletins divulgados diariamente pela secretarias estaduais de saúde. Os mapas dos boletins foram desenvolvidos a partir da espacialização dos dados, ou seja, a partir de sua organização visual, a fim de auxiliar a população a acompanhar o avanço da pandemia no âmbito de atuação do IFNMG, percebendo a evolução da covid-19 não apenas nas cidades de sua residência, mas também nas cidades vizinhas e na sua região.

dia 27 segunda pagina

A equipe de trabalho buscou desenvolver uma interface gráfica que fosse acessível à população e permitisse uma melhor visualização do número de casos e óbitos confirmados. A equipe realiza o cruzamento de dados entre boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde e os dados divulgados por boletins de Secretarias Municipais de Saúde, privilegiando todos os municípios que sediam os campi do IFNMG e buscando, na medida do possível, ampliar o trabalho de checagem.

“Isso é muito importante porque, por exemplo, se observarmos os dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde no dia de hoje, 22 de maio de 2020, chegamos a ter uma variação que pode chegar a 1/3 dos casos, como é, por exemplo, a situação do município de Janaúba, que, segundo os dados da Secretaria Estadual nesta data registra 10 casos confirmados, e, segundo a Secretaria Municipal, esse número já chega a 15 casos confirmados, de acordo com nosso levantamento”, justifica a professora de matemática Denise Mendes Santos.

Os boletins podem ser acessados nas redes sociais do IFNMG-Campus Diamantina e do IFNMG Oficial.