Portal IFNMG - IFNMG lança plano para detectar, prevenir e combater riscos à integridade da gestão Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

IFNMG lança plano para detectar, prevenir e combater riscos à integridade da gestão

Publicado: Segunda, 09 de Setembro de 2019, 11h07 | Última atualização em Segunda, 09 de Setembro de 2019, 11h55

Corrupção. Fraudes. Desvio de recursos. Abuso de autoridade. Nepotismo. Esses são apenas alguns dos itens mais conhecidos da lista de ameaças à integridade do serviço que é prestado aos cidadãos pelas instituições públicas, por seus gestores e demais servidores. Conforme o disposto no art. 1º § 2º da Portaria nº 116 /2018 do então Ministério da Fazenda, a integridade é o “alinhamento consistente e a aderência a valores éticos, princípios e normas para garantir e priorizar os interesses públicos sobre os interesses privados no setor público”. Os riscos à integridade, por consequência, põem em risco a governança pública das instituições.

Para detectar, prevenir e combater essas e outras ameaças, o IFNMG acaba de aprovar, por meio da Portaria Reitor nº 777/2019, de 02/09, seu Plano de Integridade 2019/2021, que faz parte do Programa de Integridade Pública. A gestão do programa é de responsabilidade de uma comissão específica vinculada à Diretoria Executiva. Além disso, há outros agentes de integridade, que são servidores designados por suas unidades (pró-reitorias, diretorias sistêmicas e unidades de ensino) para atuar no apoio, nas discussões e decisões relativas a essa questão no âmbito do Instituto.

Segundo previsto no Plano, para gerir a integridade, o IFNMG atua em sete frentes: ética; transparência e acesso à informação; conflito de interesses e nepotismo; ouvidoria; responsabilização de servidores; responsabilização de fornecedores; e auditoria. O documento mapeia os riscos para cada uma dessas funções de gestão da integridade, propõe as medidas correspondentes que devem ser adotadas e atribui as responsabilidades a gestores, setores ou comissões.

Conheça o Plano de Integridade do IFNMG 2019/2021.

Fim do conteúdo da página