Portal IFNMG - Seminário de educação inclusiva acontece de 4 a 6 de maio Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 03 de Maio de 2011, 14h58 | Última atualização em Quarta, 04 de Maio de 2011, 08h34

Imagem-símbolo do evento propõe uma reflexão sobre o tema do seminário: “Construindo a educação para convivência”

Será realizado entre os dias 4 e 6 de maio o I Seminário de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva do Campus Montes Claros. Confira aqui lista das inscrições confirmadas para os minicursos e palestras.

O seminário visa a contribuir com a missão do IFNMG de oferecer educação de qualidade para todos, através da formação continuada dos servidores para atendimento das demandas específicas. Trata-se de uma das ações afirmativas do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Campus – que tem como objetivo criar condições de acesso, permanência e saída com sucesso dos estudantes da Instituição, incluindo ações que habilitem ou reabilitem esses alunos às atividades laborais, permitindo o acesso ao mundo produtivo, sua emancipação econômica e reconhecimento social.

As atividades acontecem no Auditório do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Unimontes (Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, s/n, Vila Mauricéia, Montes Claros). A abertura será dia 4, às 19h. Serão apresentados os “Prospectos para Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva – Experiências Inclusivas em Montes Claros”, com a participação da Assessoria de Ações Inclusivas da Reitoria do IFNMG, do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento à Pessoa com Surdez (CAS), do Centro de Atendimento Pedagógico às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) e do Núcleo de Sociedade Inclusiva (NUSI) da Unimontes.

Nos dias 5 e 6, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, acontecerão três minicursos, que contemplarão os temas Libras, Braile e Orientação e Mobilidade, com carga horária de 4 horas. Cada participante poderá inscrever-se em dois minicursos.

Nos mesmos dias, das 19h30 às 21h15, haverá palestras. No dia 5, o tema será “A riqueza da diversidade: pensando a qualidade da educação inclusiva”, a cargo da coordenadora do Napne – Campus Montes Claros, professora Josiane de Oliveira Fagundes da Silva. No dia 6, a professora Lucienne Veloso de Melo, também do IFNMG- Campus Januária, apresentará palestra sobre o tema “Percorrendo caminhos por uma pedagogia inclusiva”.

O seminário tem o apoio do NUSI/Unimontes, do CAS e do CAP.

Assessoria de Comunicação e Eventos / IFNMG-Campus Montes Claros