Portal IFNMG - Câmara Municipal de Montes Claros reafirma apoio a projetos do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Sexta, 15 de Abril de 2011, 17h16 | Última atualização em Quarta, 27 de Abril de 2011, 16h37

Na tribuna, o reitor Paulo César; na mesa, os professores José Ricardo e Álisson e os vereadores Valcir, Cláudio e Ildeu

Depois de aprovar por unanimidade a doação de um terreno da Prefeitura para a construção da sede própria da Reitoria, em Montes Claros, a Câmara Municipal reafirmou o seu apoio aos projetos do Instituto. O compromisso foi feito na noite de ontem, dia 14, em audiência pública.

A audiência pública da Comissão de Educação da Câmara foi solicitada pelo presidente da Casa, vereador Valcir Soares Silva, com o objetivo de apresentar o IFNMG à comunidade de Montes Claros, tanto aos que compareceram à reunião, quanto aos que acompanharam a transmissão, pela TV Câmara. O Instituto está em Montes Claros há menos de dois anos, por meio da Reitoria. As atividades do Campus Montes Claros só começaram em outubro de 2010, em duas sedes provisórias.

Antes mesmo de entrar nas especificidades do IFNMG, o reitor, professor Paulo César Pinheiro de Azevedo, apresentou o contexto no qual a Instituição se insere, o dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, “um modelo absolutamente inovador”. Lembrou que os institutos, ao oferecer educação profissional e tecnológica nos mais diversos níveis, são instituições diferentes das universidades. “Os institutos vieram para mudar a história da educação neste país, e em Montes Claros não será diferente”, garantiu o reitor. Ele falou também sobre a missão do IFNMG, que está atrelada ao desenvolvimento regional e à inclusão social.

O reitor agradeceu a aprovação da Câmara Municipal à doação do terreno para a construção da sede da Reitoria, no bairro Ibituruna, e disse que pretende concluir a obra antes do fim de seu mandato.

A apresentação geral do Instituto, com suas oito unidades, com dados atuais e projeções, ficou a cargo do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, professor Álisson Magalhães Castro. Impressionada diante dos dados, a diretora Institucional da Superintendência Regional de Ensino, Maria Solange Batista, classificou o que viu como um “trabalho de resgate da cidadania por meio de oportunidades”. Já a presidente do Conselho Municipal de Educação, Claudirene Rodrigues de Souza, disse estar diante de “uma joia”, e comprometeu-se com a mobilização da comunidade para conhecer o Instituto.

Infraestrutura

Pelo Campus Montes Claros, falaram durante a audiência pública o diretor-geral, professor José Ricardo Martins da Silva, e o diretor de Administração e Planejamento, professor Nélson Licínio Campos de Oliveira. Eles cobraram dos vereadores o apoio a obras e serviços de infraestrutura que viabilizem o funcionamento do Campus, no bairro Vilage do Lago III, como iluminação, asfaltamento das vias de acesso e transporte. A previsão é que a unidade já funcione na nova sede a partir do segundo semestre deste ano.

Diante do exposto, a vereadora Rita Vieira listou providências tomadas recentemente para reafirmar, junto à Prefeitura, a necessidade de serviços que favoreçam a infraestrutura local. O presidente da Câmara, vereador Valcir Soares, também reafirmou o compromisso de cobrar da Prefeitura a realização das obras e serviços necessários.

A mesa de honra da audiência pública contou, ainda, com a participação dos vereadores Cláudio Rodrigues de Jesus e Sebastião Ildeu Maia, respectivamente presidente e vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara; da representante da Secretaria Municipal de Educação, Bernadete Alves de Aguiar; e de representantes de escolas públicas de Montes Claros.