Portal IFNMG - IFNMG é o 6º entre 158 centros universitários do país Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Sexta, 14 de Janeiro de 2011, 17h53 | Última atualização em Quinta, 21 de Junho de 2012, 10h49

complexo+industrial+Campus+Januária

O IFNMG é o sexto colocado entre 158 centros universitários públicos e privados brasileiros, e o primeiro entre os mineiros, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC), que mede a qualidade de instituições de educação superior, considerando os cursos de graduação e de pós-graduação. O IFNMG obteve conceito 4, numa escala que vai de 1 a 5. O resultado da avaliação do IGC 2009 foi divulgado ontem, dia 13, pelo Ministério da Educação (MEC).

O Índice Geral de Cursos é construído com base em uma média ponderada das notas de cada instituição. No que se refere à graduação, a avaliação leva em conta o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), o Índice de Diferença de Desempenho (IDD), a qualidade do corpo docente, a infraestrutura e o programa pedagógico, através de informações do Censo da Educação Superior. Já o desempenho da pós-graduação é medido pelos conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

“Esse é o fruto de um trabalho sério em busca da educação de qualidade, que dá oportunidade à qualificação docente. Reflete, também , a busca incessante por referencial teórico, melhoria de relações humanas, relação mais próxima com nossos educandos e infraestrutura adequada”, avalia o reitor do IFNMG, professor Paulo César Pinheiro de Azevedo. “Essa é a resposta que recebemos de nossos alunos”, comemora.

Campus Januária

O IGC leva em conta os resultados de cada instituição em um triênio, no caso, 2007 a 2009. Isso porque o IGC considera os resultados do Enade que, a cada três anos, avalia uma área do conhecimento.

No caso do IFNMG, os cursos avaliados no período são todos do Campus Januária: Licenciatura em Matemática e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, em 2008; Tecnologia em Gestão Comercial e Bacharelado em Administração, em 2009. No ano de 2007, não houve cursos do IFNMG participando do Enade. “Parabenizo, especialmente, o Campus Januária, por sua grandiosidade e pelo lugar que ocupa hoje no cenário nacional da educação”, destaca o professor Paulo César.

Na avaliação do reitor, se a instituição cresceu, em tamanho e em qualidade, há que se render homenagens, também, ao governo federal, por dar respaldo aos projetos do IFNMG. No entanto, segundo ele, ao ficar à frente de instituições cujo orçamento é bem mais significativo, o IFNMG prova que os recursos financeiros são importantes, mas a seriedade no trabalho é o que faz a diferença. “Essa (o resultado do IGC) é a prova documental do que estou falando”, frisa.

“Temos ciência de que estamos cumprindo com o que nos cabe e queremos melhorar cada vez mais”, conclui o reitor.